Eleições 2022

“É preciso sonhar e é possível lutar”, diz Marina do MST, em ato de filiação ao PT no Rio

Dirigente nacional do MST é pré-candidata a deputada estadual para vaga na Assembleia Legislativa do estado

Ato de filiação de Marina do MST ao Partido dos Trabalhadores aconteceu no Armazém do Campo do Rio de Janeiro, na Lapa. Foto: Pablo Vergara MST RJ

Do Brasil de Fato

A dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Marina dos Santos se filiou na noite desta quinta-feira (10) ao Partido dos Trabalhadores (PT). O ato de filiação aconteceu no Armazém do Campo, na Lapa, zona central do Rio de Janeiro, e teve a participação de parlamentares de partidos de esquerda e de representantes de movimentos sociais e populares.

Marina do MST, que deve concorrer em outubro a uma vaga como deputada estadual para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), disse que o estado do Rio tem o papel fundamental de se somar aos demais estados e eleger uma bancada que dê base de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT à presidência da República.

“É preciso sonhar e é possível lutar. Vamos fazer a disputa institucional como um grande movimento em movimento, quero estar ombro a ombro com pessoas que acreditam no trabalho de base, com o pé na rua. E para fazer as transformações que nosso povo precisa, vamos ter que ter movimentos populares fortes, parlamentares comprometidos e Lula eleito”, afirmou Marina.

O ex-chanceler Celso Amorim não pôde estar presente ao ato, mas enviou um vídeo afirmando que o PT precisará eleger uma bancada forte para o Congresso Nacional e para as assembleias legislativas para dar apoio ao governo de Lula, mas que essas bancadas também precisam ser diversificadas em gêneros e etnias.

“Por isso, Marina do MST, militante que trabalha em favor das causas sociais, que é assistente social com uma longa experiência, será um grande acréscimo ao parlamento do Brasil”, disse Amorim.

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, deputada federal Gleisi Hoffmann, deu as boas-vindas a Marina como nova integrante da legenda e também salientou, em vídeo enviado ao ato de filiação de Marina, que a população brasileira e nos estados tem precisado cada vez mais da sensibilidade de mulheres trabalhadores que representem a política institucional no parlamento.

Ao lado de Mateus, filho de Cícero Guedes, e de dona Marinete, mãe da vereadora Marielle Franco, o deputado federal e pré-candidato ao governo do estado Marcelo Freixo (PSB) disse que a Alerj precisa de Marina e que o Rio de Janeiro não pode mais ser governado pelo fascismo e pelo bolsonarismo.

“Não vai adiantar dizer que tem democracia nesse país se a gente não eleger mulheres. Façam de Marina deputada estadual porque a gente vai precisar dela na Alerj”, afirmou Freixo, que reforçou o simbolismo de a filiação da dirigente ocorrer no Armazém do Campo, um espaço do MST, e em um espaço cultural que leva o nome de Marielle Franco.

Diversos movimentos, como o Levante Popular da Juventude e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), além de muitos outros participaram do ato de filiação de Marina. Os parlamentares Lindbergh Farias (PT) e Wadih Damous (PT), além de representantes da sociedade civil, como o teólogo Leonardo Boff, o pastor Henrique Vieira e Carol Proner participaram do ato.

*Editado por Eduardo Miranda/BdF