Reforma Agrária Popular

“Campo pelo Campo” aponta Plano de Agricultura Familiar e Camponesa para SE

Ao pensar nas lutas, com base na unidade entre as organizações, seminário realizado em Sergipe aponta como desafio o fortalecimento da solidariedade e a necessidade da unidade na pauta do plano de agricultura
Foto: Acervo MST em Sergipe

Por Luiz Fernando
Da Página do MST

Organizações como a FETASE, MST, MCP, MPA e RESEA estiveram presentes no Seminário Estadual “Campo pelo Campo” realizado ontem (17/03) no Centro de Treinamento Sindical Rural (Centresir) em São Cristóvão-SE. O momento possibilitou uma leitura ampla sobre a situação do povo do campo nos territórios Sergipano.

A ação possibilitou a deliberação pela construção da luta unificada em defesa da Reforma Agrária, dos direitos territoriais, da agroecológica, da produção de alimentos saudáveis e da construção de Plano Estadual de Agricultura Camponesa.

Diante da complexidade da realidade do povos do campo, são diversas as razões que levaram as organizações a realizar o seminário e iniciar a construção de Plano Estadual para agricultura familiar e camponesa, que deve articular a diversidade sujeitos nos territórios do Estado. A unidade e o respeito as demandas das realidades se coloca como elementos indispensáveis para que de fato se alcance conquistas com políticas públicas concretas, capazes de fortalecer os povos do campo, das águas e das florestas.

O Seminário possibilitou ainda a reflexão sobre o controle e participação social das organizações camponesas na construção dos planos e políticas públicas, que precisam responder as demandas da realidade e fortalecer, por exemplo, a reforma agrária, a produção agroecológica, a comercialização de alimentos saudáveis e a garantia de direitos sociais e humanos do campo.

Entre os convidados estavam o Senador da República Rogério Carvalho, Deputado Federal João Daniel e o Deputado Estadual Iran Barbosa. Na ocasião os parlamentares assinaram e firmaram compromisso com a construção do Plano Estadual de Agricultura Familiar e Camponesa para Sergipe, que deve ser protagonizado pelos Movimentos Sociais e Sindicais do Campo Sergipano. Inicialmente o plano está sendo organizado em nove eixos com propostas concretas para que se materialize uma política estadual de agricultura familiar e camponesa.

Considerando a importância desse momento, entendemos ser histórico para unidade camponesa em Sergipe. Um espaço qualificado, com dirigentes das principais organizações do campo que esperam a adesão e um verdadeiro compromisso dos governos, no próximo período, para com os povos do campo. Os desafios dessa construção seguem, entre eles o de envolver outras entidades e movimentos sociais, setores do governo, parlamentares, personalidades e sociedade em geral, uma vez que a agenda que uni é de interesse de todos – do povo do campo e da cidade.

O Seminário foi encerrado, com as organizações firmando o compromisso com a construção de seminários nos territórios do Alto Sertão Sergipano, Baixo São Francisco, Região Sul, Vale do Continguiba, Centro Sul que serrão realizando nós próximos dois meses com o objetivo de ampliar a participação popular, qualificar as proposições do plano.

*Editado por Fernanda Alcântara