História

A batalha de Cuito Cuanavale: Uma proeza do internacionalismo cubano

Artigo relembra maior batalha convencional travada no continente africano desde a Segunda Guerra Mundial
Batalha de Cuito Cuanavale. Foto: Jeremy Harding/Reprodução

Por Angel Garcia*
Da Página do MST

“Vemos aqui hoje reconhecendo nossa grande devoção ao povo cubano”. Que outro país tem uma história de comportamento tão altruísta como Cuba tem mostrado para o povo da África”? 

Nelson Mandela

Este 23 de março marca o 34º aniversário da Batalha de Cuito Cuanavale (dezembro de 1987 – março de 1988), considerada a maior batalha convencional travada no continente africano desde a Segunda Guerra Mundial. No sudeste de Angola, onde convergem os rios Cuito e Cuanavale, a cerca de 1000 quilômetros da capital Luanda, e considerado um dos conflitos mais significativos de todas as lutas de libertação nacional no continente africano. Alguns historiadores se referem a este marco como o Estalinegrado Negro , ou o Ayacucho africano , por seu valor estratégico, desde a derrota das forças invasoras sul-africanas pelas tropas internacionalistas cubanas, junto com as forças angolanas das FAPLA (Forças Armadas Populares de Libertação de Angola), selaram a independência de Angola da Namíbia e marcaram o início do fim do oprobrioso regime do Apartheid. Como um evento tectônico, o mapa político e geopolítico da África mudou para sempre. Henry Kissinger, em suas memórias (2013), teve que reconhecer que a revolução cubana agiu como uma superpotência na África.  

Nelson Mandela, após sua libertação da prisão em 1990, visitou Cuba em 1991, onde fez um discurso histórico. “A derrota decisiva do exército racista em Cuito Cuanavale”, disse ele, “foi uma vitória para toda a África”. Foi esta vitória em Cuito Cuanavale que permitiu a Angola desfrutar da paz e estabelecer sua própria soberania. A derrota do exército racista tornou possível para o povo da Namíbia alcançar sua independência”.

Operação Carlota: a missão militar cubana em Angola

A Batalha de Cuito Cuanavale foi talvez o episódio mais significativo da grande missão militar internacionalista cubana que começou em novembro de 1974. O Movimento Popular pela Libertação de Angola (MPLA) estava a ponto de proclamar a independência de Angola quando o racista regime sul-africano, juntamente com as forças contrarrevolucionárias da UNITA (União Nacional pela Independência Total de Angola) invadiu o país a partir do sul, tentando impedir que os revolucionários angolanos tomassem o poder.  Se a invasão tivesse sido consumada, Angola teria morrido antes de nascer, mas naquela delicada circunstância Agostinho Neto, líder histórico do MPLA, pediu ajuda a Cuba, um pequeno país bloqueado a quase 11.000 quilômetros de distância, cuja resposta, no entanto, mudou o curso da história em toda a região do sudoeste africano. A resposta de Cuba foi afirmativa, pois não podia ficar parada enquanto o regime do apartheid invadia uma nação irmã, o que deu origem à Operação Carlota, uma missão internacionalista que durou 16 anos (1975-1991), e que consolidou a independência de Angola, Namíbia e infligiu um golpe mortal ao regime do apartheid. 

Durante aquela década e meia, mais de 300.000 cubanos participaram desta epopéia internacionalista, incluindo soldados, médicos, educadores, construtores e artistas. Nunca antes na história mundial contemporânea havia sido visto um esforço internacionalista dessa magnitude.

A operação recebeu o nome de Carlota em homenagem a La Negra Carlota, uma escrava negra Lucumí que liderou a revolta dos escravos no engenho de açúcar “Triunvirato”, na província de Matanzas, em novembro de 1843. Carlota foi ferida em combate em 1844, apenas para ser desmembrada pelo inimigo espanhol pelo único crime de querer ser livre. 

A operação Carlota em Angola seria sua vingança.  

Após o primeiro esforço militar cubano em Angola, em março de 1976 todos os soldados sul-africanos haviam sido expulsos do território angolano e a revolução cubana começou a devolver seus combatentes a solo cubano. Mas ao longo dos anos 80, a África do Sul, com o apoio dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, fez incursões em território angolano várias vezes, produzindo muitas agressões e ações terroristas contra o governo central do MPLA (lembre-se que naquele período houve os governos ultrarreacionário e anticomunista de Ronald Reagan e Margaret Thatcher). Esta situação obrigou mais uma vez o governo angolano a pedir ajuda militar a Cuba. Como resultado, o governo cubano manteve tropas no país por mais de 15 anos.

Da Operação Saudação de Outubro à Batalha de Cuito Cuanavale

No final de 1987, a maioria das tropas cubanas havia retornado a Cuba, e as Forças Armadas Angolanas (FALPA) estavam nas mãos de conselheiros soviéticos que, fiéis a sua própria doutrina militar, insistiam que as FAPLA mantivessem uma ofensiva constante para expulsar definitivamente os sul-africanos e assaltar o Estado-Maior Geral da UNITA no sul do país. Sobre este ponto, as lideranças militares soviéticas e cubanas tinham muitas diferenças, porque para Cuba, esta não era a maneira de combater guerras no Terceiro Mundo. 

Cinco brigadas angolanas foram concentradas no sul do país para uma ofensiva final, chamada Operação Salutar de outubro. Ignorando os princípios da guerra assimétrica (uma insistência do alto comando cubano e um ponto de discórdia entre os cubanos e os soviéticos), a ofensiva permanente desgastou as tropas da FAPLA. Até aquele momento, o inimigo sul-africano não havia aceitado o combate frontal e se retirava continuamente diante do avanço das forças das FAPLA, oferecendo pouca ou nenhuma resistência tática. As FAPLA não só estavam exaustas, como também se afastavam cada vez mais de sua retaguarda, permitindo que as forças sul-africanas as cercassem e lançassem a contraofensiva. 

As FAPLA foram submetidas ao assédio brutal do inimigo sul-africano, principalmente sua artilharia de 155 mm de longo alcance dos tipos G-5 e G-6 e os lança-foguetes Valkyrie, assim como os ataques frequentes de suas aeronaves. 

Diante desta situação, a União Soviética ordenou que seus conselheiros retornassem à URSS e as tropas angolanas foram cercadas tanto por unidades sul-africanas quanto pela UNITA. Mais uma vez, o governo angolano pediu ajuda à revolução cubana. O comandante-chefe Fidel Castro entendeu claramente que esta difícil situação não poderia ser resolvida somente com o envio de mais combatentes. Ele determinou que a situação tinha que ser resolvida de uma vez por todas: a expulsão total das tropas sul-africanas de Angola e, para isso, era necessário enviar grandes forças antiaéreas, tanques, aviões de guerra e artilharia. 

A revolução cubana removeu suas próprias defesas antiaéreas e forças aéreas e as enviou para Cuito Cuanavale para alcançar a solução final. A aviação cubana, a artilharia, os veículos blindados e as tropas especiais, juntamente com os combatentes da FAPLA, desgastaram as forças sul-africanas e as forçaram a recuar atrás da fronteira com a Namíbia. A espinha dorsal do regime racista de Pretória foi quebrada. 

Na Batalha de Cuito Cuanavale, a habilidade dos pilotos cubanos MIG-23 foi particularmente notável.  Em uma parede nas ruínas de um prédio no local da batalha, um soldado sul-africano escreveu: “Os MIG-23 partiram nossos corações”.

Em Cuito Cuanavale, a Revolução Cubana jogou tudo, jogou até sua própria existência, arriscou uma batalha em grande escala contra a África do Sul, uma das potências mais fortes do Terceiro Mundo, uma das mais ricas, armada até os dentes. Corria o risco de enfraquecer as defesas cubanas. Por que os cubanos arriscaram tanto por um povo a mais de 11.000 quilômetros de distância?

O Comandante-em-Chefe Fidel Castro explicou-o desta forma em 1975, em um discurso histórico na Assembléia Geral das Nações Unidas:

“Alguns imperialistas se perguntam porque estamos ajudando os angolanos, que interesses temos lá, eles estão acostumados a pensar que quando um país faz algo é porque está procurando petróleo, ou cobre, ou diamantes, ou algum recurso natural. Eles estão acostumados a pensar que quando um país faz algo é porque está procurando petróleo, ou cobre, ou diamantes, ou algum recurso natural. Não! Não estamos perseguindo nenhum interesse material, e é lógico que os imperialistas não entendem isso. Estamos cumprindo um dever internacionalista básico quando ajudamos o povo de Angola!”

*Angel Garcia é Professor voluntário da ENFF

**Editado por Fernanda Alcântara