Premiação

MST é eleito pelo júri do Prêmio Megafone, de ativismo brasileiro

O Movimento é destaque do prêmio, em reconhecimento ao impacto social desempenhado por militantes Sem Terra
Doação de Alimentos do MST durante Campanha de Solidariedade no PR, em 202. Foto: Wellington Lenon

Da Página do MST

Na última quarta-feira (6), o resultado do prêmio foi divulgado por meio do canal do Youtube Megafone Ativismo, em que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi eleito pela categoria do júri.

O anúncio foi feito na estreia do Prêmio Megafone, que celebra representantes da militância e ativismo social no Brasil. Ao todo foram 700 inscrições indicadas para concorrer em 14 categorias que foram premiadas em reconhecimento às ações sociais realizadas em 2021.

Além do MST, o padre Júlio Lancelotti também foi premiado por seus mais de 30 anos de trabalho social. Ele levou o “Megafone do Ano” pelas ações da Pastoral do Povo de Rua no combate à fome na capital paulista.

Após a divulgação do prêmio, Kelli Mafort, da direção nacional do MST manifestou-se sobre a honraria em nome de todas as famílias acampadas e assentadas do Movimento:

“Agradecemos esse reconhecimento e nos comprometemos a seguir firmes na luta pela terra, pela Reforma Agrária Popular, de enfrentamento à fome e também pela transformação social do nosso país”, afirmou Mafort.

Produção de alimentos do MST doados na campanha de Solidariedade em AL, em 2021. Foto: Gustavo Marinho (2)
Cestas de alimentos do MST doadas durante Campanha de Solidariedade no PA, em 2021. Foto: Nieves Rodrigues
Produção da Reforma Agrária doada à população em condições de vulnerabilidade pelo MST no ES. Foto: MST ES

Os(as) vencedores(as) da premiação receberam um troféu feito pelo artista e ativista Mundano, utilizando cinzas recolhidas do desmatamento da floresta amazônica. Ele é um dos idealizadores do prêmio, e destacou que:

“As ações finalistas trouxeram um retrato da situação dramática que nosso país viveu em 2021, quando sofremos ataques a direitos básicos garantidos na Constituição, como o próprio direito à vida”.

Mutirão do Coletivo Marmitas da Terra, que tem doado refeições à população de Curitiba (PR). Foto: Davi Lazzarin

O Prêmio Megafone tem o objetivo de aumentar a visibilidade de ações com impacto social e é organizado por entidades como Greenpeace, Vozes pela Ação Climática (VAC), World Wide Fund for Nature (WWF) e Instituto Socioambiental (ISA).

*Editado por Solange Engelmann