Pesar

Nota de falecimento | Companheiro Chicão, presente!

MST se despede de lutador Francisco Strozake, o "Chicão da Copavi"

Da Página do MST

É com muito pesar que comunicamos o falecimento do nosso camarada, bravo lutador Francisco Strozake, o Chicão da Copavi, que nos deixou fisicamente na noite desta sexta-feira (8), por volta das 21h.

Chicão iniciou a sua militância no MST em 1985, junto com a família, e nos deixa um legado de luta e vitórias, exemplo de vida para nossa militância. Nestas décadas de dedicação à causa coletiva, foi um lutador incansável, um mestre pela sua simplicidade e firmeza como liderança.

Ajudou muitos novos militantes a darem seus os primeiros passos, nas ocupações de terra, nas marchas, nos espaços de organização e formação. Entre as marcas da sua militância estavam a defesa da agroecologia e da produção de comida para todo o povo, a solidariedade de classe e o internacionalismo.

Chicão foi um grande ser humano que nos honrou com sua presença entre nós e no MST, nos deixa seu exemplo de amor e de luta pela Reforma Agrária Popular.

A ele, cabe trazer o poema de Bertold Brecht:

“Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis”.

Obrigada, nosso eterno comandante do MST! Agora você é semente e segue vivo entre nós e na luta!

Nossos profundos sentimentos aos familiares, os companheiros/as da Copavi e a todo o MST.

O velório será na Copavi, das 8h às 16h, e o sepultamento no cemitério de Paranacity (PR).

CHICÃO, PRESENTE!
CHICÃO, PRESENTE!
HOJE E SEMPRE!