Perseguição Política

Artigo: Pela liberdade de imprensa e pela verdade dizemos: Assange Livre já!

WikiLeaks é conhecido pela publicação de documentos secretos de governos e empresas enviados por fontes anônimas
Julian Assange é um jornalista e ativista digital australiano, co-fundador do site WikiLeaks. Foto: Pablo Vergara/MST

Por Alba Movimentos/Capítulo Brasil
Do Brasil de Fato
*

No dia 11 de abril de 2019, três anos atrás, Julian Assange foi preso, fato que abriu mais um ciclo de uma brutal perseguição política que hoje já dura 10 anos. Em 11 de abril de 2022, três anos depois, movimentos populares e organizações políticas de todo o mundo promovem mobilizações e atividades, pressionando pela libertação do jornalista e contra sua extradição aos Estado Unidos.

Julian Assange é um jornalista e ativista digital australiano, co-fundador do site WikiLeaks, conhecido pela publicação de documentos secretos de governos e empresas enviados por fontes anônimas, denunciando crimes e espionagens. Entre 2006 e 2009, o WikiLeaks publicou uma série de documentos com revelações importantes, como a lista de membros do Partido Nacional Britânico, organização fascista da Inglaterra, o escândalo do “petrogate”, no Peru, e ainda o ciberataque orquestrado por Estados Unidos e Israel contra instalações iranianas de energia nuclear.

Em 2010, Assange publicou no site documentos que comprovam crimes de guerra e violações de direitos humanos e espionagem cometidos em distintos países pelos Estados Unidos e seus aliados, expondo provas do imperialismo americano com consequências severas para relações diplomáticas entre os EUA e alguns países do mundo. No Brasil, foram evidenciados casos de espionagem da ex-presidenta Dilma Rousseff e seus ministros, além da espionagem da Petrobras, motivada pelo interesse estadunidense na tecnologia para exploração do pré-sal. Em decorrência desse fato, Dilma cancelou viagem diplomática que faria aos Estados Unidos. O Wikileaks também publicou material sobre as guerras no Iraque e no Afeganistão, que revelavam que as forças armadas dos EUA haviam cometido crimes de guerra nos dois países. Entre esses documentos estava um vídeo de 2007 mostrando forças norte-americanas matando civis, incluindo um repórter da agência Reuters.


Organizações de todo o mundo estão há anos lutando por justiça e exigem a sua liberdade e o direito à liberdade de imprensa. Foto: Daniel Leal-Olivas/AFP

Desde que essas revelações vieram à tona, o jornalista sofre um intenso processo de perseguição política protagonizado pelos Estados Unidos e aliados. Inicialmente, em 2017, o Equador concedeu asilo político a Assange. Ele ficou por 8 anos na embaixada equatoriana em Londres. Nesse período, mesmo residindo em um ambiente privado de liberdade, continuou a contribuir com o debate sobre acesso à informação. Hoje, está preso na penitenciária de segurança máxima de Belmarsh, em Londres, desde 11 de abril de 2019, quando foi retirado à força da embaixada do Equador em Londres e entregue à justiça britânica pelo então presidente equatoriano Lenin Moreno.

Em janeiro de 2021, a juíza britânica Vanessa Baraitser negou o pedido de extradição feito pelos Estados Unidos, porém a decisão foi revertida e a extradição autorizada em dezembro. A corte do Reino Unido se recusou a ouvir o recurso de sua defesa, e agora os advogados de Assange têm até o dia 18 de abril para apresentar justificativas à Secretária do Interior, Priti Patel, a quem cabe a decisão final sobre autorizar ou não a extradição. Caso seja conduzido ao país norte-americano, o jornalista poderá ser condenado a 175 anos de prisão.

Por trás da ação organizada de Estados Unidos e Inglaterra para a perseguição, extradição e prisão de Assange, vemos por parte desses países a tentativa de esconder do mundo seus próprios crimes. Além de um claro desrespeito ao direito internacional, na tentativa de extraditar um homem de nacionalidade australiana do Reino Unido para os Estados Unidos, sem nenhuma justificativa plausível. Julian Assange teve a coragem de enfrentar o império e publicar relatos das atrocidades cometidas pelos EUA em diversos países, e por isso organizações de todo o mundo estão há anos lutando por justiça e exigem a sua liberdade e o direito à liberdade de imprensa.

No último 25 de fevereiro, ativistas e militantes organizaram atos simbólicos em seis capitais brasileiras, integrando o Dia Internacional de Mobilizações para Liberdade de Assange, que contou com manifestações em outros seis países para a entrega de cartas direcionadas a embaixadas e consulados dos EUA e Inglaterra pedindo a soltura de Assange.

Hoje, no dia 11 de abril de 2022, voltamos a nos mobilizar por todo o mundo, e no Brasil nos somamos a esse movimento através da articulação continental de organizações populares do continente, a Aliança Bolivariana das Américas (ALBA) e da Assembleia Internacional dos Povos (AIP). Faremos uma grande campanha nas redes para fortalecer a ampliar as assinaturas da carta unitária, que será enviada aos consulados e embaixadas da Inglaterra e dos Estados Unidos.

Para contribuir nas ações deste dia, assine a carta escrita pela Assembleia Internacional dos Povos, que pode ser encontrada aqui: https://server.ipa-aip.org/s/bFSiP2jGmTqDMBr e a envie à Corte Suprema da Inglaterra, à Priti Patel e à embaixada ou consulado britânico da sua cidade (https://server.ipa-aip.org/s/ArmS5X9n7NFiX7H).

Basta de perseguição política, pela verdade e pela liberdade de imprensa: liberdade para Assange, já!

#FreeAssangeNOW

*Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

*Edição: Vivian Virissimo/Brasil de Fato