Conjuntura

Ciclo de Seminários debate panorama político da América Latina com MST e Márcio Pochmann

O evento às 16h será gratuito pelo zoom e terá a presença de Marina Santos do MST
“O Brasil e a América Latina, especialmente, têm um papel muito importante na construção de um projeto popular para os povos, um projeto para os trabalhadores”, afirma Marina, do MST. Foto: MST/Divulgação

Por Mariana Lemos
Do Brasil de Fato
*

Ocorre nesta terça-feira (12), a partir das 16h a segunda mesa do “Ciclo de Seminários de Análise da Conjuntura Mundial”, evento que analisa o panorama político na América Latina e no Brasil no ano de 2022. O debate acontecerá através da plataforma Zoom, mediante inscrição gratuita e também terá transmissão simultânea no canal do YouTube do Instituto Tricontinental

O ciclo está sendo organizado pelo Instituto Tricontinental de Pesquisa Social em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Núcleo de Pesquisa sobre Geopolítica, Integração Regional e Sistema Mundial – GIS/UFRJ, o Sindicato de Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro, dentre outras organizações.

Para Marina dos Santos, dirigente do MST, que estará ao lado do professor da UNICAMP Márcio Pochmann, ambos no debate sobre o panorama político no Brasil em 2022, o ciclo de discussões, sobretudo com a unidade de movimentos populares, sindicatos e universidades, é importante como preparação para o próximo período. 

“Este é um momento de internacionalização, de globalização deste sistema que tem como grande objetivo a geração do lucro. Então a exploração do trabalho humano, a exploração da natureza, essa tem sido a maior importância pra eles. E o Brasil e a América Latina, especialmente, têm um papel muito importante na construção de um projeto popular para os povos, um projeto para os trabalhadores, para as trabalhadoras, para a população negra e indígena da nossa região”, afirma Santos. 

“Tendo em vista um cenário de reconfiguração de classes no contexto de crescentes perdas de direitos trabalhistas, somado a uma disputa entre projetos políticos neo-conservadores e neo-progressistas, é imprescindível analisar com atenção o panorama mundial e regional a fim de permitir que os formuladores de propostas para políticas públicas, a academia e as organizações populares e sindicais incorporem o acompanhamento dos fenômenos globais para construir projetos de desenvolvimento soberanos”, afirmou a organização do evento. 

A gravação da primeira mesa do Ciclo de Seminários, que debateu o panorama político na América Latina, também está disponível no Youtube do Instituto. A mesa, que ocorreu no dia 4 de abril, contou com as contribuições de Orlando Caputo, da Universidade do Chile, Sol de La Torre vereadora pela Frente Pátria Grande, da Argentina, e Breno Bringel, do Instituto Educacional São Paulo, do Brasil.

A organização do evento emitirá certificados de participação pela UFRJ e pelo Instituto Tricontinental para os inscritos que acompanharem a atividade pelo Zoom.

Confira abaixo as instituições organizadoras do Ciclo de Seminários:

– Núcleo de Pesquisa sobre Geopolítica, Sistema Mundial e Integração Regional – GIS/UFRJ

– Instituto Tricontinental de Pesquisa Social

– Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – SENGE-RJ

– Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

– Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)

– Jornal Brasil de Fato

– Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB Nacional

– Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Ásia, África e as Relações Sul-Sul – NIEAAS/UFRJ

– Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO)

*Edição: Rodrigo Durão Coelho/Brasil de Fato