Abril de Lutas

Sem Terra protestam em frente ao Incra no Rio de Janeiro

Cerca de 150 militantes do MST protestam reivindicando Reforma Agrária, na capital carioca, entoando o coro “Por Terra, Teto e Pão”
MST protesta no Incra, na capital carioca. Foto: Pablo Vergara /MST no RJ

Da Página do MST

Nesta terça-feira (12), centenas de trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra realizam protesto em frente ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Rio de Janeiro.

A ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, que este ano leva o lema das mobilizações: “Por Terra, Teto e Pão”. Contando com a presença do Pastor Henrique Vieira, que discursou a favor do Movimento e em protesto.

O ato reúne militantes de 4 regionais organizadas pelo MST, que se concentraram desde cedo na igreja da Candelária, no centro do Rio de Janeiro, e seguiram marchando em fileiras pela avenida Presidente Vargas, até o prédio do Incra, Instituto responsável pela política da Reforma Agrária e que fechou as portas para o Povo Sem Terra.

Ao longo de todo o mês, o Movimento realiza atividades em denúncia contra a concentração agrária, o modelo destrutivo empregado pelo agronegócio, e aumento da violência no campo. 

Desde 1997, o MST organiza anualmente no mês de abril, marchas e protestos massivos do conjunto da sua militância, lembrando o marco de lutas por Terra, com dia “D”, no dia 17, no Dia Nacional da Reforma Agrária e o Dia Internacional de Luta das Trabalhadoras e Trabalhadores do Campo.

“Estamos reivindicando a resistência das famílias acampadas e assentadas no campo e na cidade. Na luta por políticas públicas em fortalecimento as áreas de assentamento, nas áreas quilombolas, e nas comunidades urbanas que lutam por moradia. E também em memória aos trabalhadores que tombaram no dia 17 de abril de 1996 em Eldorado dos Carajás.” – declarou Marina dos Santos, dirigente nacional do MST em frente a sede do Incra.

No marco do dia 17, o MST mobilizará ações massivas nacionalmente em memória aos mártires de Eldorado dos Carajás, após 26 anos do massacre de 21 militantes Sem Terra, ocorrido na Curva do S, no Pará, quando milhares de famílias camponesas marchavam em percurso de 900 km, até a capital Belém, em protesto por Reforma Agrária.

Confira abaixo as fotos:

*Editado por Fernanda Alcântara