Reforma Agrária Popular

Bem Viver na TV destaca a luta por Reforma Agrária Popular; assista

No mês de luta pela Reforma Agrária o programa traz uma edição dedicada ao direito pela terra e à alimentação saudável
Bem Viver na TV, produzido pelo Brasil de Fato, traz uma edição especial dedicada a Reforma Agrária Popular – MST

Do Brasil de Fato

No mês de luta pela Reforma Agrária, o “Abril Vermelho”, o Bem Viver na TV, produzido pelo Brasil de Fato, traz uma edição especial dedicada à terra. O programa traz a memória do massacre de Eldorado dos Carajás (PA) e a mobilização da juventude camponesa para fortalecer o legado de resistência.

O crime é um marco na história do país e reverbera há 26 anos no cotidiano de quem luta pelo direito à terra. No dia 17 de abril de 1996, no trecho conhecido como Curva do S da Rodovia BR-155, a Polícia Militar assassinou 21 pessoas entre os milhares de trabalhadores sem terra que faziam uma marcha pacífica em direção à Belém.

A revolta dos camponeses com a barbárie impulsionou o início de um dos períodos de maior efervescência do movimento no Brasil e no mundo. E abril foi instituído como o mês das mobilizações.

“A gente passa a ter a referência do abril como esse mês de fortalecimento da luta dos sem terras em torno da desapropriação. E essa indignação, esse sentimento de revolta que toma conta das massas impulsiona a organização a pautar o Estado brasileiro de uma forma mais contundente, compreendendo a Reforma Agrária agora em diversas dimensões”, afirma Pablo Carvalho Neri, da direção estadual do MST no Pará, ao quadro Mosaico Cultural.

Um dos exemplos destas dimensões, na prática, é o Assentamento Eli Vive. Homologado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 19 de fevereiro de 2009, hoje é a maior área de Reforma Agrária em região metropolitana do Brasil. No total, são aproximadamente 501 famílias assentadas, em torno de 3 mil moradores, vivendo em 7,5 mil hectares e produzindo de forma sustentável.

“Esse projeto está mostrando que é possível fazer a Reforma Agrária. É possível a agroecologia não só na produção. Agroecologia não é só produzir comida, é produzir ideias, vida, saúde. Nós estamos aqui com famílias que estavam acampadas, que um dia precisou de doação, e hoje estão doando toneladas e toneladas de alimentos não são só para alimentar o corpo e a alma, mas para levar esperança de um futuro melhor”, pontua Sandra Ferrer, uma das assentadas e coordenadora política do local.

O assentamento doou cerca de 60 toneladas de legumes, grãos, panificados, frutas e lácteos produzidos pelas famílias para as comunidades mais pobres da região.

O Eli Vive também tem um trabalho de proteção das mais de 100 nascentes que existem no território. “Nós já conseguimos proteger mais de 100 minas d’água. E com isso a gente conseguiu até trazer os passarinhos de volta. Lá no meu lote eu levanto de manhã cedo e tem passarinho. Antes não tinha. Era puro pasto”, comemora Ferrer sobre as mudanças ambientais, no quadro Momento Agroecológico.

A partir destas alternativas criadas pelos camponeses para proteger o meio ambiente e oferecer alimentos saudáveis para a população, Kelli Maffort, da direção nacional do MST, reflete sobre a importância da Reforma Agrária para a construção do bem viver no quadro Entrevista.

“A Reforma Agrária é um pilar fundamental para a democratização do acesso à terra, mas também para que, de fato, a gente tenha um projeto de país e uma sociedade que atenda à maior parte do seu povo”, ressalta a dirigente ao programa, e também avalia a importância da resistência e mobilização dos sem terra.

“Tudo que a gente conquistou em termos de Reforma Agrária foi com muita luta. 90% dos assentamentos existentes são resultados de ocupação de terra”.

O programa é uma produção do Brasil de Fato, exibida na Rede TVT, que abrange a Grande São Paulo. A produção vai ao ar às 13h30, com reprise no domingo às 6h30 e na terça-feira às 20h. Além disso, tem exibição na TVCom Maceió, na TV Floripa, na TVU Recife, na TVE Bahia e nas plataformas online da TV RSul. Veja a programação!

E tem mais…

O Alimento é Saúde traz os benefícios e nutrientes de um xodó do nordeste, o cuscuz. No Comida de Verdade, a Letícia Massula, do Blog Cozinha da Matilde, ensina a fazer tapioca caseira. Confira todos os ingredientes e passos da receita:

Tapioca caseira
Rendimento: 2 porçoes
Tempo de preparo: 15 minutos + 2 horas pra goma hidratar

Ingredientes
Massa
500g de polvilho doce ou goma doce
Água
Sal

Recheios
Coco ralado
Queijo coalho
Manteiga

Modo de preparo:
Coloque o polvilho doce e uma pitada de sal em um pote com tampa e cubra de água misturando.

Tampe o pote e deixe descansar 2 horas na geladeira.

Retire da geladeira e você vai perceber que a goma foi toda pro fundo do pote e formou um bloco branco, em cima desse bloco está a água separada.

Jogue fora essa água e fique só com a massa.

Enxugue a massa com um pano de prato bem limpo, apertando de leve. Está pronta!

Pra guardar essa massa basta colocar um pano de prato limpo sobre a massa dura, tampar o pote e guardar na geladeira.

Dura cerca de seis dias armazenado assim, ou seja, você pode hidratar pra semana.

Pra usar a massa, você tira da geladeira, solta um naco dela, passa esse naco pra uma peneira e vai soltando os grumos com a mão e passando a massa pela peneira até ela ficar soltinha.

Aí você passa essa massa soltinha para uma frigideira antiaderente cobrindo todo o fundo, com cuidado de não ficar nem muito fina nem muito grossa. Pode ajudar com uma colher a espalhar.

Leve ao fogo e deixe cerca de um minuto, vire a tapioca e deixe 20 segundos do outro lado, só pra juntar a massa com o calor e vire novamente.

Coloque o recheio de sua preferencia, dobre a tapioca e deixe mais um minuto de cada lado em fogo bem baixo pro recheio aquecer e o queijo derreter sem queimar. Está pronta. Bom apetite!

Confira outras dicas para preparar o prato no Bem Viver na TV.

Onde assistir

Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital e na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital.

Quando

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h.

Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h.

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h.

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30.

Sintonize

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Marina Duarte de Souza/Brasil de Fato