Abandono

Agricultores e Camponeses ainda esperam ações concretas do Governo do RS para superar a estiagem

Representantes de movimentos sociais da agricultura marcaram uma reunião com o novo secretário após um mês sem novidades
Representantes de movimentos sociais da agricultura se reuniram com novo secretário após um mês sem novidades. Foto: Maiara Rauber

Por Maiara Rauber
Dá Página do MST

Mais de um mês sem respostas. Nesta terça-feira (26), representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul (Consea-RS), do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS) marcaram uma reunião com o novo Secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Domingos Velho Lopes, no entanto, o mesmo não se fez presente. 

A equipe técnica da Secretaria de Agricultura recebeu os camponeses, os quais apresentaram novamente a pauta da estiagem. Ou seja, os agricultores solicitaram a liberação de um auxílio e de crédito emergencial que devem ser destinados para amenizar os impactos da seca no estado. 

Salete Carollo, dirigente do MST relata dificuldades enfrentada pelos agricultores do RS. Foto: Maiara Rauber

O governo já havia anunciado que teria o auxílio e o crédito emergencial, mas de acordo com o relato da equipe, os recursos estão sob avaliação. O crédito emergencial se resume em um financiamento de até 20 mil reais com juros subsidiados pelo governo para a agricultura familiar. No entanto, não foram apresentadas informações concretas sobre como isso será aplicado, como qual o número de famílias beneficiadas e a data de liberação desse crédito. 

Agricultores e camponeses ainda esperam ações concretas do Governo do RS para superar a estiagem.
Foto: Maiara Rauber

Em relação ao auxílio emergencial, o retorno é o mesmo. Inicialmente, a proposta era beneficiar aproximadamente 100 mil famílias com o valor de até um salário mínimo. Mas, segundo a Secretária de Agricultura os dados específicos desse auxílio estão sendo avaliados.

*Editado por Solange Engelmann