Incentivo

Cooperativa Crehnor é ponte na negociação de crédito para projetos da Reforma Agrária

São desenvolvidos trabalhos que atendem as necessidades de agricultores e agricultoras, associações e cooperativas
Assembleia da cooperativa com a participação de cooperados e apoiadores de várias partes do país. Foto: Rita Hilachuk

Por Rita Hilachuk
Da Página do MST

A Cooperativa de Crédito Rural de Pequenos Agricultores e da Reforma Agrária do Centro Oeste do Paraná (Crehnor) em Laranjeiras, no Paraná, desempenha importante papel quando o assunto é acesso a créditos nas áreas de Reforma Agrária.

“Mesmo depois de acessar a terra, sofremos um processo de exclusão aos recursos mais básicos de crédito, tanto para infraestrutura quanto para investimento produtivo” explica a agricultora Ângela Paixão, moradora do assentamento Recanto da Natureza em Laranjeiras do Sul/PR e conselheira fiscal da cooperativa. “A Crehnor facilita o acesso ao crédito de forma mais justa, tanto para organização coletiva, quanto para organização individual das nossas famílias”, esclarece.

Uma das formas de crédito fornecida pela cooperativa é o Finapop – uma estratégia de financiamento popular para as cooperativas de assentados e assentadas da Reforma Agrária, dedicados a produção de alimentos saudáveis.

“Para nós, ter uma cooperativa de crédito, sob gestão dos trabalhadores e trabalhadoras, é estratégico. Possibilita que a gente faça os recursos circularem internamente e que financie práticas que constroem um mundo mais justo”, ressalta Ana Terra Reis, coordenadora nacional do Finapop. “Em dois anos, captamos recursos que financiaram cerca de 50 projetos e temos a Crehnor como uma parceira fundamental neste processo”, explica.

Foto: Rita Hilachuk

A sede da cooperativa fica em Laranjeiras do Sul (PR), tendo postos de atendimento (Pacs) também nos municípios de Rio Bonito do Iguaçu e Quedas do Iguaçu (PR). Em mais de 26 anos de história, a Crehnor reúne mais de 4 mil cooperados entre Pessoas Físicas e Jurídicas, que englobam cooperativas e redes de produção do MST.

“Nossa principal tarefa é trabalhar na lógica de fortalecer cada vez mais a Crehnor”, enfatiza Milton Fornazieri, do setor de Produção do MST. Para ele, a entidade é uma ferramenta essencial para alavancar o acesso a crédito. “Só para ter uma ideia, ela alcança todas as regiões grandes do MST. São muitas cooperativas e associações que estão acessando crédito a partir da Crehnor e viabilizando a produção local. Então, a Crehnor é para nós a única ferramenta que temos para acessar crédito para as nossas cooperativas”, enfatiza.

Assembleia Geral Ordinária

No final de abril, a Crehnor realizou em Rio Bonito do Iguaçu a Assembleia Geral Ordinária 2022. Participaram do evento mais de 100 cooperados da região e de outras partes do Brasil, como Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de apoiadores. 

Aos associados e demais participantes foram apresentados os resultados obtidos pela cooperativa em 2021. A instituição teve crescimento de 44% no Patrimônio Líquido em comparação a 2020, alcançando um total de R$1,09 mi em Dez/2021. 

Um dos participantes da Assembleia foi o professor Célio Rocha que há quatro anos é sócio da Crehnor. Para ele, que faz parte do MST, a Crehnor é de suma importância no setor financeiro. “A cooperativa tem companheiros com visões que favorecem outros que vêm de onde nós viemos, isso é muito importante. É um momento fantástico e tem revolucionado nosso Movimento Sem Terra. É um avanço muito grande na nossa consciência, principalmente em termos de recursos”.

O cooperado foi um dos ganhadores das cestas com produtos da Reforma Agrária sorteadas no evento. “É muito gratificante ver o que é produzido pelo movimento!”, afirmou Rocha.

Foto: Rita Hilachuk

Expectativas

Apesar dos desafios de 2021 para o setor econômico agravados pela pandemia, a Crehnor apresentou resultados positivos. “A cooperativa conseguiu crescer em todos os principais indicadores, seja em ativo, depósitos, carteira de crédito, capital social, patrimônio líquido e também conseguiu obter resultado positivo durante o decorrer do ano”, explica Robson Pletsch, gerente de operações da cooperativa. “Isso é resultado da confiança que nossos cooperados tem no nosso trabalho”, avaliou.

O gerente ainda destaca que a cooperativa atendeu a demanda de crédito dos associados, liberando mais de 9 milhões de reais em empréstimos. Aproximadamente 320 operações foram realizadas durante todo o período.

O ano de 2021 foi de crescimento nos principais indicadores da cooperativa. Foto: Rita Hilachuk

A expectativa da Crehnor para 2022 é de crescimento. “Queremos ampliar o nosso resultado positivo e atender de uma forma cada vez melhor a demanda dos nossos associados, seja por crédito ou serviços”, ressalta Pletsch. A cooperativa segue se modernizando, visando cada vez mais se figurar como a principal entidade financeira dos cooperados.

Os últimos anos foram de expansão na Crehnor, com a criação do site e implantação do internet Banking, aplicativo para celular, Pix e cartão de débito. Além da inauguração de um novo posto de atendimento em Rio Bonito do Iguaçu. Devido a demanda em diferentes territórios, a Crehnor segue trabalhando para democratizar o acesso a crédito em mais lugares.

Com sede em Laranjeiras do Sul, cooperativa tem postos de atendimento em Rio Bonito e Quedas do Iguaçu, além de atender demandas por todo o país. Foto: Rita Hilachuk

*Editado por Solange Engelmann