Educação

Curso de Enfermagem com ênfase em Saúde Pública do PRONERA realiza aula inaugural

A atividade faz parte da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária - JURA 2022
Foto: Acervo MST

Na próxima sexta (6 de maio), às 19h, acontece a Aula Inaugural da turma de Enfermagem, realizada em parceria com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Este também será um espaço para dar visibilidade ao curso, que conta com 40 educandos e educandas, vindos dos estados RS, SC, PR, MS, SP, PI,BA, MA,PA,DF,MG e CE.

Este é o primeiro curso na área da saúde em parceria com o PRONERA em todo Brasil.

Maria Izabel Grein, integrante do Setor de Saúde e da Direção Estadual do MST no PR, detalha a diversidade de participantes e o papel do grupo. “Para nós do MST, este curso tem uma importância fundamental porque nas unidades básicas de saúde, o enfermeiro tem papel importantíssimo na relação com as famílias e pessoas que frequentam esse espaço”, ressalta.

O curso de bacharelado teve início no dia 25 de março, em Foz do Iguaçu, estado do Paraná, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná e termina sua primeira etapa do tempo universidade no dia 2 de julho, após esse período os educando retornam para suas comunidades para 60 dias de tempo comunidade, período de trabalho e estudo nos territórios. O regime de alternância é resultado da luta histórica dos movimentos sociais campesinos para garantir o direito de formação a quem vive no campo, sem o distanciamento do território original dos educandos/as.

A aula será no Auditório Alcibíades Luiz Orlando -Unioeste, Campus de Foz do Iguaçu e faz parte da Jornada de Educação em Defesa da Reforma Agrária- JURA, que este ano traz como tema: Universidade, Reforma Agrária Popular e Projeto de país e contará com a presença do representante do PRONERA pelo INCRA – PR Ciro Corrêa, o reitor da Universidade UNIOESTE Alexandre Almeida Webber, o Superintendente do INCRA-PR Robson Luís Bastos, dirigentes do MST-PR, e militantes dos setores de Educação e Saúde.

*Editado por Fernanda Alcântara