Programa de Áudio

MST lança Podcast sobre a luta internacionalista

Com estreia nesta sexta-feira (6), o Podcast “Internacionalizemos a Luta!” discute a importância do 1º de Maio na luta de classes internacional

Por Solange Engelmann
Da Página do MST

O MST lança nesta sexta-feira (6) o primeiro programa do Podcast “Internacionalizemos a Luta!”, nas plataformas de áudios do Movimento como Spotify e Soundcloud.

Neste primeiro programa, serão trazidos debates sobre a importância histórica do 1º de Maio na luta de classes internacional e é composto por dois blocos. O primeiro, chamado “Lutas sem Fronteiras”, apresenta detalhes, diretamente de Cuba, sobre como foram as comemorações do 1º de Maio, no pós-pandemia, com milhares de pessoas reunidas na Praça da Revolução em Havana, demonstrando a importância de seguir na construção do socialismo na ilha.

Após o período de pandemia da Covid-19, Cuba retomou as manifestações massivas de comemoração do 1º de maio, para relembrar o Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras. Milhares de pessoas marcharam pelas ruas das principais cidades cubanas, com homenagens aos trabalhadores e trabalhadoras da saúde que durante o coronavírus atuaram na linha de frente para combater a pandemia no país. 

Já no segundo bloco, denominado, “Para entender o hoje”, o historiador e militante do Partido dos Trabalhadores (PT), Valter Pomar, apresenta alguns elementos sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia, que vão além dos relatos da mídia burguesa.

Segundo Cassia Bechara, da direção nacional do MST, o objetivo do programa é dialogar com a base acampada e assentada do Movimento sobre a luta de classes no contexto internacional e aproximar os temas sobre o internacionalismo da vida cotidiana das famílias Sem Terra.

Cassia Bechara, da direção nacional do MST. Foto: Manuela Hernández

“No Movimento entendemos o internacionalismo como um princípio, um valor e uma estratégia necessária na luta de classes: a solidariedade internacional e o apoio às lutas de todos os povos são tão importantes quanto a nossa luta aqui no Brasil por Reforma Agrária Popular”, afirma Cássia.

O Podcast é apresentado pela filha de assentados no Paraná e membra da Coordenação Político Pedagógica da ENFF, Carla Loop; e a assentada em Pernambuco, que atou na brigada internacionalista do MST em Cuba e na Venezuela, Messilene Gorete. A programação será quinzenal, sendo veiculada na primeira e terceira sextas-feira de cada mês.

Blocos Fixos

Nos próximos episódios, o Podcast terá em sua programação três blocos fixos: são eles, “Os Povos na História”, que apresenta informações sobre a luta histórica dos trabalhadores e trabalhadoras no mundo; o bloco “Luta sem Fronteiras” que busca visibilizar aos brigadistas do MST que se encontram em missão internacional no Haiti, Cuba, Venezuela e na África; e o bloco “Para entender o hoje”, que trará presente fatos importantes sobre a geopolítica mundial, a partir de uma perspectiva histórica.

Assim, a intenção do programa é apresentar informações e elementos para auxiliar os militantes do MST e a sociedade em geral, entender o mundo e, principalmente, trazer presente o papel das lutas de classes no mundo, buscando transformá-lo.

Serviços

Multidão ocupou as ruas de Havana no 1º de maio deste ano, no pós-pandemia. Foto: Divulgação

O que: Estreia Podcast “Internacionalizemos a Luta!”

Quando: 06/05 (Sexta-feira)

Onde: Plataformas de áudios do MST – Spotify e Soundcloud