Cinema

Se liga na Mostra Cine Educação do Campo!

As exibições acontecem entre os dias 17 de junho a 09 e julho, em cerca de 6 cidades do RJ em áreas de acampamentos e assentamentos do MST e outras áreas rurais
Por meio da exibições de filmes de curta e média-metragem busca-se estimular o debate sobre o universo da cultura e educação em áreas rurais. Foto: MST

Da Página do MST

A Mostra Cine Educação do Campo acontece entre os dias 17 de junho a 09 e julho, com o objetivo trazer, por meio da exibições de filmes de curta e média-metragem, o debate sobre o universo da cultura e educação em áreas rurais.

As exibições serão realizadas nas cidades de Magé, Paracambi, Seropédica, Campos dos Goytacazes e Piraí, através da parceria do projeto Cine Educação com o Movimento Sem Terra e o Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro, Sinpro/Rio. A Mostra será exibida em áreas de acampamentos e assentamentos ligados ao Movimento ou outras áreas rurais próximas.

Estão previstos três eixos temáticos de exibição da Mostra: 1º – Cultura e Democratização da Terra, 2º – Cidadania e Agroecologia e 3º – Desafios da Cultura e da Educação do Campo, com  filmes selecionados por meio de uma curadoria especializada e através de uma chamada pública de filmes.

A cada semana serão 2 dias de exibição dos filmes com debates presenciais ao final de cada exibição. Ao todo, 24 filmes de curta e média-metragem serão exibidos ao longo do mês de junho e julho nas cidades que recebem o projeto, com participação prevista de cerca de 3000 mil pessoas.

Sobre o Cine Educação:

Criado em 2018, o Festival de Cinema e Educação – Cine Educação chega a seu quinto ano depois do sucesso das edição online de 2021.

Desde a sua criação, o festival realizou ao todo mais de 30 sessões, com 40 filmes (curtas, médias e longa metragens) seguidos de debates em territórios diversos na região metropolitana do Rio de Janeiro, com cerca de 5 mil pessoas circulando entre estudantes, professores, jovens de projetos culturais e público em geral.

Em 2020 e 2021, no auge da pandemia as sessões e debates on-line do festival e suas mostras temáticas tiveram cerca de 15 mil visualizações no canal CINE EDUCAÇÃO no Youtube. O projeto também realiza Oficinas de Curta Metragem – EDUCA CINE LAB para jovens e estudantes, em que já foram produzindos 3 curtas metragens. Em 2021, recebeu o Diploma Heloneida Studart de Mérito Cultural da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ).

Mais informações confira no site.

*Editado por Solange Engelmann