LGBTQIA+

“Programa Brasil de Todas as Cores” é lançado nesta segunda (16); Conheça as principais propostas

Com temas e eixos, o documento é um produto incentivador de debates
Programa De Todas As Cores. Foto: Malu Aquino

Por Wesley Lima
Da Página do MST

Criado por 26 movimentos, organizações e entidades que constroem o Conselho Nacional Popular LGBTI+, o “Programa Brasil de Todas as Cores” será lançado nesta segunda-feira (16/5), às 19h, no Auditório da APEOESP, no centro de São Paulo.

O Programa é mais um instrumento para contribuir na construção de um conjunto de políticas públicas à população LGBTQIA+. A atividade de lançamento acontece durante o Encontro do Conselho Nacional Popular LGBTI+, que teve início neste último domingo (15) e se estende até terça-feira (17/5), Dia Internacional de Luta contra a LGBTQIA+fobia, com a realização do Ato Cultural “17M: Bolsonaro Nunca Mais”.

O documento está organizado em quatro eixos: “Interseccionalidades”, “A Política Nacional LGBTQIA+”, “Áreas Temáticas” e “Legislativo”. Cada eixo realiza um balanço e aponta perspectivas em torno da pauta da diversidade sexual e de gênero no âmbito da luta política no Brasil.

De maneira ampla, algumas propostas ocupam a centralidade do Programa, entras elas se destacam: o direito à moradia; direito a saúde e valorização do Sistema Único de Saúde (SUS); educação com respeito à diversidade; ampliação do Sistema único de Assistência Social (Suas); garantia do acesso à informação; defesa do meio ambiente; proteção da produção cientifica; segurança pública pautada na desmilitarização das polícias; a garantia de uma economia forte e capilarizada à sociedade; a não privatização das empresas públicas; e ampliação do acesso à justiça no Brasil.

A partir desses temas e eixos, o Programa é um produto incentivador de um debate que não se extingue nele. O Conselho Nacional Popular LGBTI+ sinaliza que a partir do documento é fundamental utilizá-lo para nortear debates e a construção coletiva que complemente e amplie a luta por cidadania, respeito e direitos.

*Editado por Fernanda Alcântara