JURA

V Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – JURA 2022 começa no Pará

Atividades contam com debates sobre desafios da reforma agrária popular e processos e lutas pelos direitos e vida digna no campo
Foto: Ícaro Matos

Por Viviane Brígida
Da Página do MST

Com o lema: “Reforma Agrária Popular na Amazônia: Por Terra, Pão e Território”, as universidades em parceria com Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Pará realizam a V Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária — JURA 2022.

As atividades acontecerão neste mês de maio com intensa programação que incluirá os debates sobre os atuais desafios da reforma agrária popular e os processos lutas pelos direitos e vida digna no campo.

“Lutamos por uma sociedade em que a vida com dignidade é o nosso maior patrimônio e os processos de mobilização pelo direito à terra, às águas, às florestas, à biodiversidade, à educação, saúde, moradia, e o respeito às diferenças são estratégicos para o fortalecimento de nossas ações coletivas”, diz o Fórum Paraense de Educação do Campo e Organizações Sociais do Campo que convidam a comunidade acadêmica e demais universidades paraenses a participarem da JURA 2022.

A JURA começa em Belém nesta terça-feira (17) e quarta-feira (1)8 de maio na Universidade Federal do Pará (UFPA); em seguida, segue para Universidade Estadual do Pará (UEPA) nos dias 19 e 20. Confira a programação abaixo.

Como parte da programação da JURA, acontece uma Feira da Reforma Agrária, onde famílias assentadas representando as comunidades próximas de Belém levarão seus produtos para serem comercializados. Também haverá apresentações culturais e de cantores da região.

Além das universidades UFPA e UEPA, a Jornada Universitária será realizada no município de Abaetetuba no dia 23 de maio, no Instituto Federal do Pará (IFPA) — Campus Belém (data a confirmar), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) data a confirmar.

Mobilize o/as estudantes, docentes, técnico/as, amigo/as e parentes! A Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) ocorre anualmente em diversas universidades e institutos do Brasil e visa debater a importância da reforma agrária popular, bem como sua relação com a comunidade academia e a sociedade.

JURA – 2022 – UFPA 

PROGRAMAÇÃO

Dias 17 e 18 de Maio de 2022

Local: Vadião 

Dia 17 de Maio

A partir das 9h

 –  Feira da Reforma Agrária 

 – Início das Ciranda Infantil

 – Mística de Abertura

 – Tema Central – Reforma Agrária Popular na Amazônia: Por Terra, Pão e Território (representante da UFPA e do MST)

 – Debate

A partir das 15h

 – Roda de Conversa com os Temas:

1 – Reforma Agrária Popular e as lutas pela Afirmação de Gênero

2 – Participação das Juventudes na Construção da Reforma Agrária Popular 

(Mediação: Representante da UFPA e MST)

A partir das 19h

Mística e Programação Cultural com a participação de Márcio Macedo e Rebeldia Cabana

Dia 18 de Maio

A partir das 9h

 – Mística 

 –  Tema: Movimentos Sociais que constroem e afirmam a Reforma Agraria Popular na Amazônia

Participação: MST, FETAGRI, MAB, CNS, Quilombolas e Indígenas

 – Debate

A partir das 15h – Encerramento

*Editado por Fernanda Alcântara