Nota de Pesar

Companheiro Nereu Mützenberg, Presente!

Militante histórico do MST, Nereu cumpriu tarefas em várias regiões do Paraná
Card divulgação: MST PR

Da Página do MST

É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento do companheiro Nereu Mützenberg, na noite deste domingo, 29 de maio, aos 66 anos. Militante histórico do MST, Nereu cumpriu tarefas em várias regiões do Paraná e atualmente morava no acampamento Valdair Roque, em Quinta do Sol, região centro-oeste do estado.

A caminhada de militância de Nereu começou no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), mais tarde, já na luta pela Reforma Agrária, contribuiu para a aproximação do MST e do MAB.

Militante de muitas qualidades, determinado, firme, alegre, atencioso, se desafiava a entender e agir sobre a realidade. Entre as inúmeras batalhas pela terra em que esteve, muitas se transformaram em assentamentos e em acesso à vida digna para milhares de famílias.

Nereu Mützenberg morava no acampamento Valdair Roque, em Quinta do Sol (PR). Foto: Arquivo pessoal

Era um camponês com consciência de classe, sempre presente nos nossos cursos de formação. Cantor, comunicativo e organizador das marchas, e parte construtora de muitas outras ações da nossa organização. Um entusiasta na defesa da Reforma Agrária, dos trabalhadores e da produção de alimentos diversificados e saudáveis.

Nereu deixa um legado para uma geração inteira. Será lembrado como um amigo e camarada de longa data, e inspiração para os/as mais jovens. Um companheiro que sempre esteve presente pela sua prática, e que seguirá presente em nossos corações e na história do MST.

Enviamos toda nossa solidariedade e força à família e aos amigos de Nereu. Sintam o abraço e a energia de vida da família MST do Paraná.

Nereu Vive!

O velório acontece nesta segunda-feira, 30 de maio, até 10h, no assentamento 8 de Abril, em Jardim Alegre. Depois segue para Mangueirinha, onde será velado das 15h às 17h. O sepultamento será na comunidade Ita 1.

NEREU PRESENTE, PRESENTE, PRESENTE!
30 de maio de 2022

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Paraná

*Editado por Solange Engelmann