LGBT Sem Terra

Juventude Sem Terra do Mato Grosso recebe premiação na Assembleia Legislativa do estado

Segundo Júlio Barbosa, a premiação é uma forma de reconhecimento sobre o trabalho que o MST vem fazendo com a juventude do campo no Mato Grosso
Jovem LGBT do MST, Júlio Barbosa recebeu “Moção de Aplausos” do Deputado Valdir Barranco (PT). Foto: Arquivo pessoal

Da Página do MST

Como forma de reconhecimento à luta da Juventude Sem Terra que vem buscando construir nos territórios de Reforma Agrária um lugar melhor para se viver, livres de machismo e LGBTIfobia, e possibilitando a inserção da juventude camponesa nas universidades públicas de todo país, na última segunda-feira (30), o jovem LGBT Sem Terra, da direção nacional do MST e que integra o coletivo nacional LGBT Sem Terra, Júlio Cesar Barbosa recebeu a “Moção de Aplausos” do Deputado Valdir Barranco (PT), em homenagem à juventude Matogrossense, na Assembleia Legislativa do estado.

A dirigente da juventude do MST no estado, Vanessa Ribeiro também recebeu a premiação.

Júlio, que mora no assentamento Zé da Paz, em Acorizal, no Mato Grosso, agradeceu a premiação do deputado e reafirmou o compromisso de seguir na luta pela construção de uma sociedade mais humana, justa e igualitária para todas as pessoas.

Júlio Cesar Barbosa, da direção nacional do MST e do coletivo nacional LGBT Sem Terra. Foto: Arquivo pessoal

“Receber essa moção é o reconhecimento do Assembleia Legislativa do Mato Grosso sobre o trabalho que o MST vem fazendo com a juventude do campo, principalmente, com o fechamento de várias escolas do campo e o avanço do ódio e preconceito contra a juventude Sem Terra,” afirma Júlio.

Como o MST está em um momento de pré-jornada nacional da Juventude Sem Terra, o jovem ressalta que a premiação dá mais ânimo para as ações da juventude Sem Terra no estado. “Pra nós do MST é muito importante para pautar a luta pela Reforma Agrária Popular a partir da juventude Sem Terra e fortalece a parceria da luta pela terra com a assembleia legislativa, em um estado tido como berço do agronegócio”, pontua.

[…]”Ser jovem é ser essencialmente humano, ser tão humano que este sentimento seja capaz de purificar o próprio homem através do trabalho, do estudo, do exercício de solidariedade para com seu povo e todos os povos do mundo. É desenvolver o máximo a sua sensibilidade e sentir-se entusiasmado frente a uma injustiça cometida em qualquer canto do mundo, mas também sentir-se entusiasmado quando, em algum canto do mundo, se alçar uma nova bandeira.” Trecho da carta de Che Guevara à Juventude, lido por Júlio ao receber a homenagem.

A homenagem já estava programa há algum tempo, mas somente agora foi possível com a diminuição da pandemia e a retomada de atividades presenciais.

Viva a Juventude Sem Terra! Viva a Juventude do Projeto Popular!