Intercâmbio

MST participa de Encontro de Produtores de Grãos Orgânicos em SP

A iniciativa articula diversos sujeitos da produção de grãos orgânicos, com o objetivo de sistematizar informações, promover intercâmbios e trocas de experiências
Participaram da atividade agricultores e agricultoras das regiões sudoeste e Pontal do Paranapanema. Foto: Comunicação MST

Por Diane Proença
Da Página do MST

Na última sexta-feira, 27 de maio, agricultores e agricultoras das regiões sudoeste e Pontal do Paranapanema participaram do Iº Encontro de Produtores Grãos Orgânicos da Fólio, realizado no município de Iaras (SP). A Fólio é uma iniciativa que articula diversos sujeitos da produção de grãos orgânicos, com o objetivo de sistematizar informações, promover intercâmbios e trocas de experiências.

O evento contou com a presença de vários agricultores, apoiadores e instituições como Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo – “José Gomes da Silva”), Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Instituto Federal de Avaré, Embrapa e Raiar Orgânicos.

Seguindo o cronograma do dia, na parte da manhã foi apresentada a safra do milho orgânico da Fazenda Rancho Alegre, que mostrou as dificuldades e as facilidades para o cultivo do orgânico. Também aconteceu a apresentação do Professor Luciano, do Instituto Federal de Avaré, que explicou sobre sua parceria com Raiar Orgânicos para o desenvolvimento de pesquisa para auxiliar os agricultores, desenvolvendo, assim, meios para diminuir as dificuldades relatadas no dia a dia dos produtores. Após a exposição houve uma troca de experiências entre os agricultores, que serviu para discutir e encontrar formas de sanar os limites encontrados na produção dos grãos orgânicos.

Na parte da tarde o grupo se deslocou até a fazenda Ataliba Leonel, da CATI, no município de Manduri, onde foi apresentada a produção dos cultivares feitos pela CATI e os participantes puderam conhecer o setor onde é realizada a secagem e o recebimento dos grãos colhidos.

De acordo com Luiz Barbieri, da Raiar Orgânicos, “a ideia do encontro foi fomentar a troca de conhecimentos e experiências entre os produtores de grãos orgânicos para podermos, entre nós, trocar aprendizados e desafios para evoluir nesse modelo produtivo tão importante para o Brasil e para a nossa região”. Ainda segundo Barbieri, a partir dessa iniciativa serão elaborados materiais que servirão de subsídio para o trabalho dos agricultores e agricultoras.

Há cerca de três anos, o MST realiza uma parceria com a Raiar para a produção de milho orgânico em diversas regiões do estado de São Paulo. Adalberto de Oliveira, assentado em Riversul (Regional Sudoeste) e presidente da Cooperativa Da Terra, aponta que essa experiência tem contribuído para entender os desafios e também dar novos passos na produção de outros grãos orgânicos.

“Questões como a fertilidade do solo, a falta de insumos e de tecnologias adequadas são barreiras que precisamos superar para avançar na produção de grãos orgânicos em escala. Para isso, se fazem necessárias políticas de Estado voltadas para a pesquisa e desenvolvimento de implementos agrícolas que atendam as necessidades desde o plantio e o manejo das culturas até a colheita e o beneficiamento. Nossas experiências têm mostrado que é possível produzir milho, feijão e soja sem o uso de agrotóxicos”, explicou.

O próximo encontro está previsto para acontecer no mês de dezembro.

*Editado por Solange Engelmann