Homenagem

Neusa Paviato se torna nome de rua em Ribeirão Preto (SP)

A militante histórica do MST em São Paulo faleceu no dia 06 de janeiro de 2022
Neusa Paviato, militante histórica do MST foi uma das incentivadoras da Campanha Despejo Zero que tomou o país em defesa do direito à moradia e à permanência na terra. Foto: Arquivo pessoal

Por Filipe Augusto Peres 
Da Página do MST

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou por maioria simples, nesta terça-feira (31) o nome de Neusa Paviato, militante histórica do MST, para se tornar nome de espaços públicos (nomenclatura de logradouro público ou próprio municipal). O requerimento é de autoria conjunta do mandato Coletivo Popular Judeti Zilli (PT), Duda Hidaldo (PT), Coletivo Ramon Todas as Vozes (PSOL) e França (PSB).

No Requerimento enviado foi lembrado a trajetória de Neusa: “uma trabalhadora, costureira, mãe de quatro filhos” que “ingressou no MST ainda nos anos 90, a partir da ocupação do Horto Boa Sorte, em Restinga, SP”, descreve. 

No texto, Paviato foi destacada por sua luta incansável pela Reforma Agrária Popular e por sua luta para a construção do Socialismo. Mestra em Geografia, Neusa atuou em várias frentes do MST, com destaque para o setor de Produção, em que ajudou a fundar inúmeras cooperativas e associações. 

Neusa era mestra em Geografia e atuou várias frentes do MST, com destaque para o setor de Produção. Foto: Arquivo pessoal

A militante do MST também foi uma das incentivadoras da Campanha Despejo Zero que tomou o país em defesa do direito à moradia e à permanência da terra tendo, inclusive, dando-lhe o nome.

Neusa faleceu no dia 06 de janeiro de 2022 decorrente de parada cardíaca. Além de Neusa, outras 19 pessoas foram homenageadas com o reconhecimento público da Câmara Municipal. 

Outras 19 pessoas também tiveram seus nomes aprovados para virarem nome de ruas no município de Ribeirão Preto.

*Editado por Solange Engelmann