Liberdade Religiosa

2º Encontro Nacional de Povos de Terreiro começa hoje (2) em Belo Horizonte (MG)

Até domingo (05), encontro irá proporcionar oficinas, debates e troca de vivências de todo o país
1º Encontro Nacional de Povos de Terreiro celebra resistência
Imagem do 1º Encontro Nacional de Povos de Terreiro, em 2019. Foto: Arquivo/Reprodução

Da Página do MST

Começa hoje (02/06) em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, o 2° “ÈGBÉ – Parte de Nós”: Encontro Nacional de Povos de Terreiro. Segundo os organizadores, a ideia é proporcionar um espaço de construção da unidade na resistência e luta contra os fascistas e suas táticas de destruição dos direitos, liberdade e vidas destes povos.

A programação conta com oficinas, apresentações culturais e debates que trazem os desafios de resistir à série de ataques coordenados aos direitos referentes às pluralidade de crenças e religiões, e quais as táticas e estratégias para sobreviver à essas agressões e violações.

“Esse pensar coletivo exigirá de nós muita sabedoria, tranquilidade, unidade e desejo de vitória. Somos muito diferentes, somos plurais, continentais, mas há algo que nos unifica e muito: nossa fé, nossa ancestralidade, nossos Terreiros”

As análises trazem a conjuntura política do Brasil e do mundo, com mesas de discussão sobre temas como mulheres negras e saberes ancestrais, racismo religioso, representação simbólica das culturas negras e das religiões de matriz africana, educação e estratégias de defesa dos corpos e da natureza, entre outros.

O objetivo é debater o racismo ambiental como estruturante do capitalismo e responsável pelo agravamento do quadro de injustiça ambiental e do silencioso massacre dos povos originários e comunidades tradicionais, pela devastação das florestas, pela poluição dos rios, dos mares, pela degradação dos biomas, pelo desmoronamento das barragens que armazenam rejeitos dos grandes complexos minerários, a insustentabilidade urbana em todo planeta e por tamanha espoliação da vida dos seres humanos.

Confira a programação completa: