Diversidade

Cachaça Camponeses lança edição especial do Orgulho LGBTI+

Em homenagem a luta LGBTI+, a marca Camponeses, localizada no assentamento Santa Maria, em Paranacity (PR), lançou uma edição especial da cachaça
Cooperativa de Paranacity (PR) produz edição especial de cachaça contra a LGBTFobia.
Foto: Jackson Silva

Por Barbara Zem
Da Página do MST

O Coletivo LGBT Sem Terra traz a luta LGBTI+ em diversos espaços e momentos no MST, mostrando a importância de obter espaço para discutir temas que muitas vezes são deixados de lado.

No dia 28 de junho é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, a data, comemorada todo ano com as Paradas do Orgulho LGBT que acontecem em cidades de vários países, marca o levante dos frequentadores do bar Stonewall Inn em Nova Iorque, em 1969, contra as frequentes batidas policiais ocorridas no local. O bar, conhecido por ser ponto de encontro de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersexo, enfrentou mais de duas noites de conflito, que resultou na 1° Parada do Orgulho LGBT, em 1970, como forma de representar a resistência do ano anterior e a luta.

Sobre a produção de alimentos saudáveis e a luta contra a LGBTIfobia, que são bases para construção da edição especial da cachaça que comemora o orgulho, Jackson Silva, agricultor, Sócio da Cooperativa e integrante Coletivo LGBT do MST no Paraná, explica: “não é simplesmente trabalhar no campo, é trabalhar no campo e construir novas relações, construir a agroecologia sem LGBTfobia”.

Ele afirma que “o MST emancipa as pessoas de conhecimento e nós, agricultores da Reforma Agrária Popular também nos expressamos nos nossos produtos”. Jackson também foi responsável pela criação do rótulo, juntamente com Erica Vanzin.

Como forma de homenagear essa luta, a marca Camponeses, localizada no assentamento Santa Maria, em Paranacity (PR), onde está localizada a Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória (COPAVI) lançou uma edição especial de cachaça do Orgulho LGBTI+.

Foto: Jackson Silva

O Presidente da Cooperativa e Sócio de mesma, Jacques Pellenz ressalta: “esse posicionamento nosso é que a agroecologia de fato não se constrói com preconceito e sim com inclusão das pessoas em sua totalidade”.

Onde comprar a cachaça do Orgulho LGBTI+?

No dia 16 de junho, quinta-feira, a Cachaça será comercializada na Feira da Diversidade, que ocorre no Largo do Arouche, no Centro de São Paulo.

A Cachaça também estará disponível para compra online ou presencialmente no Armazém do Campo na capital de São Paulo, a partir deste sábado (11).

*Editado por Solange Engelmann