Solidariedade

No Ceará, acampamento Zé Maria do Tomé doa mais de 2 toneladas de alimentos

Alimentos foram para Associação de Pais e Amigos dos Excepicionais (APAE)  e a Pastoral Carcerária
Foto: MST no Ceará

Por Aline Oliveira
Da Página do MST

Na manhã desta sexta-feira, 10/06, as famílias do acampamento Zé Maria do Tomé, localizado no município de Limoeiro do Norte (CE), realizaram doação mais de 2 toneladas de alimentos para a Associação de Pais e Amigos dos Excepicionais (APAE)  e a Pastoral Carcerária. Mamão, banana, jerimum, milho verde, macaxeira, limão foram alguns dos produtos doados.

Isabel dos Santos da direção da APAE, agradeceu o ato. “Ficamos muito gratos pela doação, essas cestas serão muito úteis para nossas famílias. Compreendemos a importância da Reforma Agrária na produção de alimentos saudáveis, pra saciar a fome de quem precisa”.

Monica Oliveira, moradora no acampamento Zé Maria do Tomé, reafirma a importância da solidariedade com quem precisa. “Moro no acampamento há 8 anos e pra mim e todas as famílias acampadas é muito gratificante poder doar uma parte do que produzimos pra quem mais precisa. Nos últimos 2 anos intensificamos as doações, compreendemos que nessa conjuntura, com o descaso desse governo para com o povo, se faz cada vez mais necessário”.

Mônica relata com tristeza as constantes ameaças de despejo que vem sofrendo desde a ocupação em 2014. “Nos entristece saber que mais uma vez nosso acampamento está ameaçado de despejo com o fim da ADPF 828, que proíbe os despejos. Nós só queremos o direito de morar e produzir para sustentar nossas famílias, queremos viver da terra, cuidar dela, cuidar da nossa mãe terra”.

“As ações de solidariedade fazem parte da essência do nosso movimento junto a classe trabalhadora que sofre com efeitos da  atual crise política, econômica e social do Brasil. A inflação, a carestia dos alimentos, desemprego, desmonte do atual governo, fome, têm aumentado, e em meio a tudo isso, nosso acampamento realiza essa ação de solidariedade, mesmo diante de uma ameaça de despejo. Nesse sentido, continuaremos a luta e a resistência contra os despejos, pra continuar produzindo alimento e matar a fome de quem mais precisa” afirma Fabio Pereira, da Direção Estadual do MST Ceará.

No último dia 05 maio o acampamento Zé Maria completou 08 anos. As famílias seguem denunciando o descaso com famílias acampadas. No próximo dia 30/06 a ADPF 828  (Descumprimento de Preceito Fundamental) chega ao prazo final, a Campanha Despejo Zero prevê 132 mil famílias ameaçadas, sendo retirado os direitos fundamentais à moradia, à saúde de famílias vulneráveis.

Foto: MST no Ceará
Foto: MST no Ceará
Foto: MST no Ceará
Foto: MST no Ceará

*Editado por Fernanda Alcântara