Reforma Agrária Popular

MST realiza a 6ª Feira Estadual da Reforma Agrária em Salvador

Durante três dias, milhares de pessoas puderam adquirir produtos dos acampamentos e assentamentos de toda Bahia
Realizada de 9 a 11 de junho, feira levou 80 toneladas de produtos à população baiana. Imagem: Luara Dal Chiavon

Por Coletivo de comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Salvador recebeu durante os dias 9 a 11 de junho a 6ª Feira Estadual da Reforma Agrária, na Praça da Piedade, que fica no centro da capital baiana. Os camponeses acampados e assentados do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Bahia organizaram 80 toneladas de alimentos para serem comercializadas durante três dias. No total, foram mais de 100 tipos de produtos entre frutas, hortaliças, verduras, mel, chocolates, farinha, artesanatos e sementes expostos à população.

Pela feira passaram mais de 18 mil pessoas, que puderam prestigiar e dialogar com as agricultoras e agricultores das áreas de Reforma Agrária, além da participação nas mesas de debate e atividades culturais.

A Feira Estadual da Reforma Agrária é um espaço para além da comercialização dos produtos e alimentos das trabalhadoras e trabalhadores camponeses Sem Terra, mas um espaço de estudo, formação e atividades culturais.

Imagem: Luara Dal Chiavon

A Feira Estadual da Reforma Agrária é um espaço para além da comercialização dos produtos e alimentos das trabalhadoras e trabalhadores camponeses Sem Terra, mas um espaço de estudo, formação e atividades culturais.

Evanildo Costa da direção nacional do MST, reforça que a comercialização dos produtos só é possível pois o primeiro passo foi realizado, que é a ocupação de terras. “É importante dizer que a comercialização, a feira e os produtos chegam dos assentamentos se houver primeiro a ocupação da terra. Por isso, as pessoas apoiam as feiras, as lojas, mas é preciso saber que é importante ter a ocupação da terra para poder chegar o momento da comercialização”.

Muitas vezes as pessoas apoiam a comercialização de produtos da Reforma Agrária, mas não apoiam a ocupação da terra por ser considerada uma ação radicalizada. “Radical é ver uma criança passando fome, fora da escola, é ver uma família sem-teto, uma família morando debaixo da ponte. Famílias que poderiam estar na terra produzindo, enquanto tem muitas terras sendo utilizadas para a especulação e expansão do agronegócio, que não produz o que o povo come”, afirma Evanildo.

Inauguração da loja Armazém do Campo

Inauguração do Armazém do Campo no Pelorinho. Imagem: Luara Dal Chiavon

No sábado (11) aconteceu também a inauguração da mais nova loja do Armazém do Campo com produtos e alimentos das camponesas e camponeses de toda Bahia, no Pelourinho.

Atividade contou com show especial de Margareth Menezes e intervenções de artistas. Imagem: Luara Dal Chiavon

A atividade festiva aconteceu com a participação de milhares de pessoas que foram conhecer o novo ponto, entre eles diversos artistas que também prestigiaram. A programação contou com show especial de Margareth Menezes e intervenções culturais de outros artistas.

O MST é hoje líder na produção de arroz orgânico na América Latina e vem diversificando sua produção e ampliando os pontos de comercialização de seus produtos nas grandes capitais.

Loja do Armazém do Campo com produtos da Reforma Agrária, em Salvador. Imagem: Luara Dal Chiavon

A loja está localizada no endereço Rua Santa Izabel, n.º 03, Pelourinho, Salvador/BA.

*Editado por Solange Engelmann