Lula na Feira Nordestina

Agricultores recebem visita de Lula à Fenafes: “mostra compromisso com a agroecologia”

O ex-presidente visitou o evento nesta quinta (16), conversou com expositores e ouviu elogios e cobranças
O ex-presidente visitou o evento nesta quinta (16), conversou com expositores e ouviu elogios e cobranças
Lula visita Feira Nordestina de Agricultura Familiar, em Natal (RN)/ Foto: Ricardo Stuckert

Por Daniel Lamir
Do Brasil de Fato

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT à presidência, visitou na tarde desta quinta-feira (16) a Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), no Centro de Convenções de Natal. Acompanhado de Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice-presidência em sua chapa, e da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, Lula visitou estandes e conversou com expositores, em sua maioria agricultores familiares.

Entre eles estava Felipe Caetano, do Movimento Camponês Popular (MCP) de Sergipe, de quem Lula ganhou um cuscuz crioulo. “O Lula é um grande expoente. Ele foi enquanto presidente, nos governos petistas, conseguimos avançar bastante nas pautas da agricultura camponesa, na construção da agroecologia no país, e essa visita dele aqui pra gente é muito importante porque anima nosso povo”, disse o agricultor. “Mostra que ele tem compromisso com os movimentos sociais, mostra que ele tem compromisso com a pauta da agroecologia e da agricultura camponesa, da produção de alimentos saudáveis.”

Maria José Pereira de Lucena, de Passira (PE), ficou emocionada de encontrar com o ex-presidente. Ela diz que que na hora não conseguiu falar com Lula, me expressou o sentimento com o abraço. Ela cita com orgulho que é da terra do bordado e do milho e que ama ser agricultora. “Foi maravilhoso. Eu pude abraçá-lo. Eu desejei tudo de bom, que Deus abençoasse ele cada dia mais, além da melhoria para os agricultores. Foi maravilhoso”, comemorou.

“É uma emoção que a gente, no momento, não tem nem palavras. A gente fica emocionado. Dei um abraço maravilhoso nele. Um abraço forte, um abraço com o amor, verdadeiro. É isso que que os agricultores, os pernambucanos repassam para as pessoas e principalmente para o nosso presidente Lula”, declarou. 

Conhecida como Nenê, Antonia Ivoneide Melo Silva é da Direção nacional do MST, no setor de produção. Ela aproveitou o contato com Lula para reforçar os desafios que os trabalhadores do campo vivem no contexto atual e a necessidade de retomar políticas de apoio ao setor. 

“Nós vivemos, além de um de um problema do desmonte, de não ter crédito para avançar na reforma agrária, a gente tem um processo que é da possibilidade que o governo quer do que o agronegócio tenha acesso às terras que foram conquistadas na luta pelos trabalhadores, que essa propaganda do título da propriedade privada, que é mais propaganda do que verdade, que essa possibilidade então do arrendamento, das terras, tudo isso que vai colocando em risco o processo da reforma agrária”, defendeu. 

Combate à fome

A primeira edição da Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária funciona até domingo (19). O evento é gratuito. 

O evento de abertura da feira aconteceu nesta quarta (15), e contou com a presença de representantes de governos, sindicatos, associações da agricultura familiar, universidades, instituições de pesquisa e movimentos populares. 

A tônica dos discursos de inauguração foi a crítica ao desmonte de políticas públicas das gestões de Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB) para o setor, que é fundamental para o combate à fome no país, e a defesa da importância do fortalecimento de políticas para a agricultura familiar. 

A feira, que está sendo chamada de “A Grande Festa da Colheita”, acontece no Centro de Convenções de Natal (Via Costeira, s/n, Ponta Negra). Com acesso livre para as atividades destinadas ao público em geral, é preciso se inscrever para garantir vaga e receber certificado de participação. Para isso, basta clicar neste link e preencher o formulário. No mesmo site é possível ter acesso à programação completa. 

Edição: Nicolau Soares