Doação de Alimentos

Em ação de solidariedade, MST distribui marmitas e toneladas de alimentos na periferia de Maceió neste sábado (18)

A distribuição será feita nas ruas da Vila Brejal, na Zona Sul de Maceió, onde as famílias receberão as Marmitas, como também alimentos in natura vindo dos acampamentos e assentamentos do MST

Por Gustavo Marino
Da página do MST

A Cozinha da Solidariedade do MST distribuirá centenas de Marmitas Solidárias da Terra na tarde deste sábado (18) em Maceió, no bairro da Vila Brejal. A ação integra as iniciativas de solidariedade do Movimento que tem atuado diretamente junto às famílias atingidas pelas fortes chuvas na capital no último período. Além das Marmitas, a atividade distribuirá toneladas de alimentos vindos das áreas de Reforma Agrária de Alagoas.

Iniciativa organizada pelo MST desde o início da pandemia da Covid-19, o coletivo Marmitas Solidárias da Terra chegou a distribuir semanalmente alimentação à população em situação de rua de Maceió, envolvendo um amplo coletivo de voluntários na cidade, mas também mobilizando acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária na doação de alimentos para a produção das marmitas.

De acordo com Brian Falcão, da coordenação das Marmitas, a doação em junho cumpre uma agenda ainda mais necessária junto às famílias em Maceió. “As fortes chuvas que atingiram Maceió e outras cidades de Alagoas afetaram diretamente a vida de muitas famílias que até hoje sofrem na pele a perda de seus pertences e até de suas casas em decorrência da falta de estrutura da cidade”, explicou.

Segundo Brian, a distribuição será feita nas ruas da Vila Brejal, na Zona Sul de Maceió, onde as famílias receberão as Marmitas, como também alimentos in natura vindo dos acampamentos e assentamentos do MST.

Solidariedade Sem Terra

“Nosso Movimento tem colocado a solidariedade no centro de nossas ações em todo o país, por entender que no atual cenário que vivemos, a fome tem sido cada vez mais presente na vida do povo trabalhador, em especial nas periferias do Brasil”, explicou Débora Nunes, da coordenação nacional do MST.

Para Débora, a agenda de solidariedade do MST cumpre também o papel de dialogar com a sociedade sobre o papel e a importância da Reforma Agrária. “Queremos levar a comida, mas também levar a mensagem de que a Reforma Agrária é o caminho possível para combater a fome, com produção de alimentos saudáveis para a mesa da população”.