Produção

MST inaugura agroindústria que poderá produzir 25 mil litros de leite ao dia em SP

Após 25 anos, a cooperativa Coapar inaugura agroindústria nesta sexta (24), beneficiando mil famílias produtoras de 24 assentamentos
Cooperada com os produtos da Coapar, cooperativa de lácteos do MST. Foto: Julia Gimenez MST-SP

Da Página do MST

Nesta sexta-feira (24), mais de mil famílias do MST assentadas na região de Andradina, no estado de São Paulo, concretizarão uma importante conquista da luta pela Reforma Agrária Popular, com a inauguração da agroindústria de laticínios da Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados e Pequenos Produtores da Região Noroeste do Estado de São Paulo (Coapar).

Fundada há 25 anos, a Coapar iniciou suas atividades envolvendo dois assentamentos da região, Timboré e Rio Paraná. Com a expansão da cadeia produtiva ao longo de mais de duas décadas, atualmente o beneficiamento dos laticínios abrange a produção de 24 assentamentos distribuídos em 12 municípios do estado.

A produção da Coapar, desde sua fundação, teve importante impacto no estado de São Paulo, sendo fornecedora de bebidas lácteas para a alimentação escolar de diversas cidades. E, ainda, fornecendo leite para entidades assistenciais por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Inauguração

A inauguração da agroindústria é vista como uma grande conquista para as famílias cooperadas, pois a partir dela, será possível controlar todos os elos da cadeia leiteira, garantindo maior qualidade sobre o beneficiamento de todos os produtos envolvidos, além de contribuir para que os produtores e produtoras cooperados(as) tenham uma remuneração mais justa de acordo com sua produção.

Com início a partir das 14h, o ato de inauguração contará com a presença das famílias assentadas e acampadas cooperadas, contando também com a participação de parlamentares, organizações sindicais e financiadores da iniciativa, que teve parte do fomento oriundo do Financiamento Programa de Financiamento Popular da Agricultura Familiar para Produção de Alimentos Saudáveis (Finapop).

Entre as personalidades confirmadas estão Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo e pré-candidato ao governo do Estado, e Geraldo Alckmin (PSB), ex-governador do Estado e pré-candidato a vice-presidente da chapa de Lula.

Produtos beneficiados pela Coapar

Ao todo serão produzidos 15 tipos diferentes de produtos lácteos, beneficiando inicialmente 10 mil litros de leite por dia, mas com capacidade e projeção para expandir a produção diária para 25 mil litros.

Leite da Coapar. Foto: Julia Gimenez MST-SP

Entre os diversos produtos, “o laticínio vai produzir três sabores de iogurtes, três sabores de bebidas láctea, leite em saquinho, manteigas com e sem sal, de duzentos e quinhentos gramas, mussarela, queijo platô e queijo frescal, ricota e requeijão”, explica Lourival Plácido de Paula, agricultor e geógrafo, que integra a cooperativa e vive no assentamento Cafeeira, no município de Castilho.

“Teremos novos desafios, como fazer os produtos chegarem na mesa dos consumidores e nos mercados, mas estamos chegando na fase final de um sonho iniciado em 1998, quando pensamos em ter um laticínio dos trabalhadores. Já não é mais um sonho, agora é realidade” – sinaliza Lourival.

*Editado por Fernanda Alcântara