Comitês Populares

Comitês Populares inauguram seu Festival de Arte e Cultura

Com o ritmo e a alegria de São João, os Comitês Populares lançam o Festival de Arte e Cultura: vamos cantar, dançar, pintar e poetizar meu povo!

Do Comitê Popular de Luta

A cultura  é parte fundamental da luta do povo brasileiro. Há vários exemplos na história do país. Como o Centro Popular de Cultura da UNE, criado nos anos 60, com a proposta de construir uma cultura nacional, popular e democrática. E também casos mais recentes, como os Festivais Lula Livre e o movimento feito pela Mídia Ninja e o 342 artes em defesa da democracia e de pautas nacionais. 

Sabemos que governos autoritários invariavelmente atacam a Cultura. Pois ela sempre foi e será uma grande forma de resistência. E é por isso mesmo que é tão importante fortalecer a arte e a cultura popular brasileira.

Agora, com o Festival de Arte e Cultura Popular, fazemos o chamado para sua participação na agenda política através da cultura e da arte para reconstruir o Brasil. A ideia surgiu da própria militância que começou a enviar a sua arte pelas redes sociais pedindo divulgação. 

O Festival tem o objetivo de toda semana, às sextas-feiras, lançar e socializar uma produção artística e cultural do nosso povo. O intuito é fortalecer ainda mais a construção dos Comitês e do projeto popular para o Brasil. 

Uma forma de colorir e animar a mobilização em torno dos Comitês Populares, pois na luta também se faz arte, e com arte também se luta! 

E para iniciar nosso Festival, vamos em ritmo de xote: ‘Aos Comitês’, composição e interpretação de Zé Pinto, artista Sem Terra e cantador popular!

Envie para o email [email protected] sua composição musical, seu poema, cordel, charge, ilustração, vídeo e outros materiais artísticos autorais feitos para inspirar os Comitês e assim contribuir com o debate de um projeto popular para o Brasil. 

Ficou com alguma dúvida? Vem de Zap

Que os Comitês Populares se multipliquem com alegria e compromisso, com muita arte e cultura popular! Venceremos!