Educação

50 Sem Terra irão se formar em Medicina Veterinária no RS

Essa é a terceira turma especial do curso ofertada pelo Programa Pronera, resultado da luta do MST
50 Sem Terra vão se formar em Medicina Veterinária no RS. Foto: Divulgação MST no RS

Por Maiara Rauber
Dá Página do MST

Filhos de acampados e assentados ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, (MST) se formam sexta-feira, dia 01 de julho, em Médicos Veterinários. São 50 Sem Terra que vão conquistar o diploma de conclusão de curso da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), via Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), no Rio Grande do Sul.   

A terceira turma especial de Medicina Veterinária se chama Kênia Ferreira, uma homenagem a uma educanda do Mato Grosso, da segunda turma especial, que faleceu. A colação da Turma Kênia Ferreira iniciará às 19 horas no Auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), Campus Capão do Leão. Já a festa de comemoração começará às 21:30 horas no Centro de Tradições Gaúchas Tomaz Luis Osório, em Pelotas.

Eles são oriundos de 14 estados do Brasil, sendo eles Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Tocantins, Bahia e Maranhão.

Terceira turma especial de Medicina Veterinária se chama Kênia Ferreira, uma homenagem a uma educanda do Mato Grosso, da segunda turma especial que faleceu com um tumor cerebral

Cátia Gonçalves, da coordenação pedagógica do curso, fala da relevância de ter Sem Terra com curso superior. “A importância de formar 50 educandos é garantir o acompanhamento ao projeto de desenvolvimento da Reforma Agrária Popular, e contribuir com as áreas de assentamentos, bem como na organização social da Classe Trabalhadora”, aponta a educadora. 

De acordo com Gonçalves, o curso já formou duas turmas. “Já formamos 44 educandos na primeira turma, a Turma Adão Pretto, e 46 na segunda turma, a Turma Hugo Chaves. E agora vamos formar a terceira turma e estamos com a quarta turma no sexto semestre”, explica. 

Ela ainda destaca que já foi aprovada pela Ufpel a quinta turma de Medicina Veterinária via Pronera. “O intuito é lançar o edital para a nova turma no segundo semestre deste ano, logo a seguir à formatura da terceira turma”, finaliza. 

*Editado por Fernanda Alcântara