Eleições 2022

Lançamento da Pré Campanha de Marina do MST demonstra força política

Para ocupar cadeira da ALERJ, pré-candidata realizou ato político-cultural que reuniu uma diversidade de forças políticas
Ação no Largo da Carioca durou o dia todo e culminou num ato político-cultural. Foto: Pablo Vergara

Por Rafael Soriano
Da Página do MST

Com um Arraiá da Reforma Agrária no coração da cidade do Rio de Janeiro na última sexta-feira, 01, o Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) lançou a pré-candidatura de Marina dos Santos, a Marina do MST, a Deputada Estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT). A movimentação no Largo da Carioca durou o dia todo e culminou num ato político-cultural que reuniu uma diversidade de forças políticas e o próprio pré-candidato ao Governo do RJ, Marcelo Freixo (PSB).

“Este processo está começando agora. Vamos eleger a primeira mulher Sem Terra Deputada do Estado do Rio de Janeiro. E queremos sair deste processo com o movimento popular forte e organizado, com o debate da agroecologia mais consolidado, na cidade e no campo, e que as bandeiras de luta dos movimentos populares sejam fortalecidas. É pra isso que aceitamos o desafio”, disse Marina à plateia de apoiadores e em meio às barracas de produtos da agricultura camponesa e urbana, que inundavam com a cara do MST a praça pública.

Uma grande diversidade de forças políticas se fez presente, além da representação de diversos movimentos populares que abraçam a pré-campanha de Marina do MST. Num amplo arco, dirigentes e postulantes ao Congresso pelo PSOL, PCdoB e PSB, além, é claro, de quadros do alto escalão do próprio PT, se fizeram presentes para impulsionar o lançamento. Entre outras figuras, Talíria Petrone (PSOL), Jandira Feghali (PCdoB), Benedita da Silva (PT), André Ceciliano (pré-candidato ao Senado/PT) e Marcelo Freixo (PSB) se amontoaram num palanque de apoio à Marina.

“Eu quero fazer um pedido para militância”, disse Marcelo Freixo. Ele foi assertivo: “Nós vamos ganhar essa eleição, mas quero ganhar essa eleição elegendo Marina para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Nós precisamos muito! No governo que nós vamos fazer não vamos precisar de deputados apenas que votem com o governo, vamos precisar de deputados que mobilizem a sociedade para mudar a história do Rio de Janeiro”, concluiu.

Ao longo da semana, diversas atividades projetaram o lançamento da pré Campanha da militante Sem Terra. Além de uma coletiva de imprensa, um vídeo especial “Prazer, Sou Marina do MST” teve a missão de apresentar à sociedade fluminense a postulante à Assembleia. No bojo das atividades, um site também foi lançado para dar interatividade à pré-campanha (www.marinadomst.com.br).

Em todo o país, o MST impulsiona mais de uma dezena de pré-candidaturas, com quadros da própria organização pela primeira vez disputando de forma conjunta as eleições para parlamentos estaduais e o Congresso. A estratégia inédita foi motivada por apelo do próprio ex-presidente Lula ao instar o Movimento a assumir uma responsabilidade histórica de dar base de sustentação política aos próximos governos progressistas, dando consequência a um caminho que o MST já vem seguindo desde a luta contra o Golpe e a pela pauta Lula Livre.

*Editado por Fernanda Alcântara