Eleições 2022

Rosa Amorim é diplomada deputada estadual de Pernambuco

"Vai ter Sem Terra na Assembleia Legislativa em 2023", exclamou a deputada

Da Página do MST

No dia de ontem (19), Rosa Amorim, do MST, foi diplomada à Deputada Estadual de Pernambuco pelo o PT. Mulher, negra, LGBT, caruaruense e Sem Terra, ela representa a luta enquanto MST e agora ganha espaço na Assembleia Legislativa para defender os direitos do povo pernambucano como sempre fizemos.

Rosa Amorim é filha de uma das lutas mais simbólicas da história do MST, a do assentamento Normandia, em Caruaru. Ela faz parte da primeira geração de filhos da reforma agrária e cresceu entre as cirandas, marchas e ocupações do MST em Pernambuco. Foi a partir do exemplo e bom das vivências cotidianas na organização que Rosa Amorim foi ampliando sua consciência para o mundo e se alfabetizando na luta.

Aos onze anos entrou no movimento estudantil secundarista, construiu grêmio estudantil e participou de lutas pela redução da tarifa dos transportes públicos. Em 2016, enquanto estudante de teatro da UFPE participou das ocupações das universidades contra o golpe de 2016 que desmontou a democracia no Brasil e, por isso, foi suspensa da universidade e se transformou em uma das principais referência da luta pela educação e movimento estudantil de Pernambuco.

Militante do Levante Popular da Juventude desde 2014, atualmente é Diretora de Cultura da União Nacional do Estudantes, e no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra atua no Setor de Cultura e ainda nas ações da Campanha Mãos Solidárias.

Rosa Amorim sempre conjugou a militância política com a atuação no campo da cultura e sua trajetória enquanto artista, foi escolhida pela direção do MST-PE para representar o Movimento na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.

*Editado por Fernanda Alcântara