Formação Política

ENFF e Coletivo de Formação do MST realizam ciclo de estudos virtuais em comemoração aos 102 anos de Florestan Fernandes

O 1º encontro ocorre no próximo dia 22, das 19h às 21h, e terá como tema “As eleições e a Luta Política Revolucionária”
Foto: MST

Por Wesley Lima
Da Página do MST

Com as presenças já confirmadas de estudiosos da história política brasileira e da América Latina, como da doutora em sociologia, Eliane Veras Soares, do escritor, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e intelectual marxista brasileiro, José Paulo Neto, e do jornalista, pesquisador e produtor cultural, Vladimir Sacchetta, a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) realiza a partir de 22 de julho, uma série de estudos virtuais no YouTube do MST.

A data de início não foi escolhida por acaso, ela marca o nascimento do intelectual Florestan Fernandes, que também dá o nome a Escola Nacional do MST, no estado de São Paulo.

O encontro do dia 22 acontece das 19h às 21h e terá como tema “As eleições e a Luta Política Revolucionária”, com as exposições de Eliane Veras e Vladimir. A ideia deste espaço é discutir o processo de mobilização e a concepção de Florestan Fernandes sobre a tarefa do parlamento e do programa político na construção do Brasil, com foco na luta de classes e nos desafios impostos aos trabalhadores e as trabalhadoras do campo e da cidade.

A transmissão do primeiro ciclo de estudos acontecerá por aqui:

Esse será o primeiro de três encontros. O segundo, está marcado para setembro, com o tema “A Revolução e a Contra Revolução no Brasil” e o terceiro, em novembro, “Poder e contra poder na América Latina”.

Um dos objetivos do ciclo de atividades formativas, é que elas possam contribuir para motivação da militância Sem Terra ao estudo das obras e do pensamento de Florestan Fernandes. Além disso, o espaço pretende projetar a abertura de um curso de especialização sobre as obras do Florestan, previsto para 2023.

Conheça a ENFF

Inaugurada no dia 23 de janeiro de 2005 e batizada em homenagem ao sociólogo e político brasileiro Florestan Fernandes, a escola se tornou referência internacional por unir a prática com a teoria política. Ao longo dos seus 17 anos, militantes, dirigentes e quadros de organizações populares, que lutam pela construção de mudanças sociais em vários países, estudaram a fundo clássicos da teoria política nacional e internacional.

Com cursos que duram de uma semana a três meses, lecionados por professores e intelectuais voluntários, a ENFF também oferece formações com foco em diversos temas como questão agrária, marxismo e feminismo e diversidade.

Durante o período mais duro da pandemia da Covid-19, foi inaugurado, em parceria com o Coletivo Nacional de Formação do MST, uma série de cursos virtuais, que hoje encontram-se organizados no site Formação em Movimento.  

*Editado por Solange Engelmann