Solidariedade Sem Terra

MST no Paraná prepara partilha de alimentos para marcar Dia da Agricultura Familiar Camponesa

Com esta ação, o Movimento no estado vai ultrapassar a marca de 1.000 toneladas de alimentos doados
Primeira doação realizada pela região ocorreu em maio de 2020, com mais de 50 toneladas . Foto: Wellington Lenon

Por Setor de Comunicação e Cultura do MST no Paraná
Da Página do MST

Nesta sexta-feira (22), o MST realizará mais uma ação de doação de alimentos as famílias urbanas em situação de vulnerabilidade de Guarapuava, região centro-sul do Paraná. A expectativa é que sejam arrecadados mais de 52 toneladas de alimentos, com participação de mais de 25 comunidades de dez municípios das regiões centro, centro-sul e centro-oeste do estado.

A ação lembrará o Dia da Agricultura Familiar Camponesa, que é comemorada mundialmente no dia 25 de julho. A agricultura familiar é responsável pela produção de mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa da população brasileira, de acordo com o Censo Agropecuário de 2017 e o Banco Mundial.

A previsão de saída do comboio com os alimentos é às 7h de sexta-feira (22), do assentamento Nova Geração, e vai até a paróquia Santa Cruz. Antes de ser distribuído, os alimentos serão abençoados pelo Padre Carlos de Oliveira Egler. As cestas serão distribuídas as famílias dos bairros Paz e Bem, Colibri, Residencial 2000, Jardins da América, Charquinho, Adão Kaminski e Santa Cruz.

Dentre os alimentos partilhados pelas famílias camponesas estão grãos, frutas, legumes e tubérculos. Todos esses alimentos são frutos do trabalho das famílias Sem Terra e vão chegar às mesas das famílias que mais precisam de sete bairros de Guarapuava.

“Nós das famílias do MST lutamos incansavelmente para que a Reforma Agrária Popular, por Teto, Terra e Trabalho aconteça em nosso país, para que assim mais famílias tenham direito a um pedaço de chão, onde possam produzir alimentos para a própria subsistência e também para partilhar com as famílias em situação de vulnerabilidade que se encontram nas periferias das cidades, principalmente nesse período que devido a pandemia agravou a crise econômica e social”, comenta Iara de Souza, da coordenação estadual da região centro do MST.

Mais de 1.000 toneladas de alimentos Solidariedade permanente e coletiva

Com a ação desta sexta-feira, o MST do Paraná vai ultrapassar as 1.000 toneladas de alimentos partilhados desde o início da pandemia. De abril de 2020 até este mês, 995 toneladas de alimentos e 140 mil marmitas da terra foram distribuídas no estado do Paraná. Neste dia 22 de julho, na 4ª campanha no município de Guarapuava, em um ato de solidariedade e partilha, famílias assentadas e acampadas das regiões centro e centro-oeste tem como expectativa ultrapassar as quase 53 toneladas de alimentos que foram distribuídos em maio de 2021 no município de Guarapuava.

São mais de 25 comunidades camponesas do MST que se somam nesta ação. Assentamentos: Nova Geração, 8 de Junho, Passo Liso, 8 de abril, Marajó, Nova Itaúna e Novo Paraíso; e os acampamentos: Encontro das Águas, São Jerônimo, Nova Aliança, Nova Esperança, Nossa Senhora Aparecida, 5 de Maio, Filhos da Terra, Mato Branco, Laranjal, São Sebastião, Raia Velha, Recanto da Natureza, Antonio Conrado, Porto Pinheiro, Herdeiros da Terra, Vilmar Bordin, Valdair Roque, Nova Canaã e Claudete vive.

Comboio, levando 52 toneladas de alimentos para partilha em Guarapuava e Pinhão, em 2021. Foto: Leonardo Henrique

Essa ação faz parte da campanha de solidariedade permanente do MST, que desde abril de 2020 vem desenvolvendo em todo o território nacional ações de doação de alimentos com o intuito de combater a fome que assola milhares de brasileiros e brasileiras. A Campanha tem o objetivo de mostrar que a Reforma Agrária Popular é a única saída para o desenvolvimento de um Brasil com soberania alimentar.

Fome no Brasil

Nos últimos anos, a fome no Brasil vem crescendo gradativamente. Hoje ela atinge cerca de 33 milhões de pessoas, tornando-se o maior problema que o país tem atualmente. Mais da metade da população brasileira está em situação de insegurança alimentar em algum nível.

De acordo com o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, mais de 14 milhões de brasileiros passam fome em comparação com a última pesquisa, realizada no ano de 2020.

*Editado por Wesley Lima