Eleições 2022

Comitês Populares do Pará realizam atividade no X FOSPA

X Fórum Social Pan-Amazônico trouxe perspectivas de lutas sobre o próximo período de eleições
Foto: Viviane Brígida/ MST

Por Viviane Brígida
Da Página do MST

Na tarde da última sexta-feira, 29 de julho, ocorreu a atividade dos Comitês Populares no X FOSPA (Fórum Social Pan- Amazônico), espaço das organizações sociais de articulação dos povos e movimentos sociais para a incidência, resistência política e cultural na Amazônia.

A atividade dos comitês populares trouxe a conjuntura política para debate. Eldenilson Monteiro, da coordenação dos comitês populares, iniciou falando sobre quais projetos estão colocados e o que é o comitê popular. “Os comitês são este espaço de organização pra luta, de formação e ter criatividade para criar ações”, frisou Monteiro.

Tito Moura, da direção nacional do MST, destacou a importância de criar os comitês nos territórios, em acampamentos e assentamentos e de seu papel pós-eleição 2022. “Vamos seguir firme na luta, firme na luta pela reforma agrária; vamos seguir na construção dos comitês e seguindo em marcha” disse Moura.

Pere Petit, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Comitê UFPA, ressaltou este momento da história recente do Brasil e o trabalho dos comitês nos municípios, na região metropolitana. “Se não houver povo nas ruas as mudanças não acontecerão, criar comitês e debater as pautas com o povo sobre o programa de governo Lula” observou Petit.

O X FOSPA acontece em um momento da conjuntura brasileira em que a região está em pauta e o cenário das eleições e trabalho popular ganha força para garantir união e fortalecer as lutas dos povos da Pan-Amazônia. 

Foto: Viviane Brígida/ MST

Além de representantes dos 9 países que compõe a Pan-Amazônia, também há representantes de diversos países da América Latina e da Europa, pois o X FOSPA, é um evento de alcance global que surgiu na esfera do Fórum Social Mundial. 

Richard Intriago do Movimento Nacional Campesino do Equador esteve na plenária e fez saudação ao Movimento Sem Terra (MST) “O povo na América Latina tem os mesmos problemas, são as mesmas coisas, por isso a luta continua, hoje e sempre” agradeceu o dirigente campesino.

O debate na plenária trouxe diversos relatos de experiências e vivências com os comitês populares e a perspectiva entorno da eleição para eleger Lula presidente, seguido de orientações para próximas atividades dos comitês populares e calendário de ações previstas como o Mutirão Brasil.

*Editado por Fernanda Alcântara