Programa de Áudio

Podcast “Internacionalizemos a Luta!” faz homenagem ao legado de Hugo Chávez

Programa celebra o aniversário do comandante venezuelano, com foco na Venezuela e discute mobilização indígena no Equador. Acompanhe a partir das 17h30, desta sexta (5), nas principais plataformas de áudio
Hugo Chávez durante a visita ao assentamento Lagoa do Junco, do MST, no Rio Grande do Sul (2005). Foto: Jefferson Fernandes/AFP

Por Solange Engelmann
Da Página do MST

Em homenagem ao legado do comandante da Venezuela, Hugo Chávez, que em 28 de julho completou 68 anos de nascimento e, buscando mostrar além de sua contribuição política, a contribuição humana do comandante para o povo venezuelano e os povos da América Latina, o segundo episódio do Podcast “Internacionalizemos a Luta!”, traz como tema: “Chavez Presente, na Luta Permanente” e faz uma viagem até a Venezuela.

O programa pode ser ouvido nas plataformas de áudios, a partir das 17h30 desta sexta-feira (5). A intenção do MST com o Podcast é mostrar a importância em discutir o internacionalismo como tática, estratégia e princípio político na organização dos trabalhadores e trabalhadoras no mundo.

Uma vez por mês um novo episódio do Podcast vai ao ar, sempre na primeira sexta de cada mês. Cada programa é organizado em 3 blocos fixos: “Os Povos na História”, com informações sobre a luta histórica dos trabalhadores e trabalhadoras no mundo; “Luta sem Fronteiras” e o bloco “Para entender o hoje”, que apresenta fatos importantes sobre a geopolítica mundial, a partir de uma perspectiva histórica.

Nesse programa, o primeiro bloco, “Os Povos na História”, celebra o aniversário de Chávez e compartilha impressões de quem era Chávez, a partir de uma mulher que conheceu o comandante. “Nesse programa o foco é a Venezuela. A ideia é trazer, a partir da vivência de uma mulher venezuelana comum, quem era Chávez pro povo venezuelano, que conheceu ele, que viveu com ele, trabalhou com ele”, explica Cassia Bechara, da direção nacional do MST.

O episódio também compartilha algumas curiosidades sobre a face humano e artística do comandante venezuelano, que também escrevia poemas e cantava. Tem até trecho de um poema escrito em parceria com Leonel Ruiz, vale a pena conferir!

Visita de Chávez no assentamento do MST, em Tapes (RS), 2005. Foto: Douglas Mansur

Chávez é lembrado pelos movimentos populares da América Latina, entre eles o MST, pela sua visão revolucionária à frente da República Bolivariana da Venezuela, que comandou até sua morte, em 2013. Bem como seu carisma, humildade, alegria e solidariedade, além da coragem no enfrentamento aos ataques dos Estados Unidos.

Enquanto esteve à frente da Venezuela, teve participação importante em projetos estratégicos desenvolvidos na Venezuela e em territórios intercontinentais, como a criação das Escolas Latino-americanas de Agroecologia, um projeto da Via Campesina. Chávez então, colaborou com a criação dessas escolas de agroecologias em territórios do MST no Brasil e, em outros países como Paraguai e Nicarágua. Além de criar o Instituto de Agroecologia Paulo Freire (IALA), na Venezuela, um ano após visitar o Brasil e o MST.

Hugo Chávez visitou o Brasil em 2002, durante o Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. E a partir do evento e do contato com a luta pela terra, esteve em um assentamento do MST, localizado no município de Tapes, no Rio Grande do Sul, que hoje leva o seu nome.

No segundo bloco, que aborda a “Luta sem Fronteiras”, o Podcast segue em território venezuelano, e compartilha a experiência da Brigada Internacionalista do MST no país, Apolônio de Carvalho, sobre a soberania alimentar na Venezuela, a partir de um das principais contribuição da brigada, na área de produção de sementes. “Chávez sempre dizia que a Revolução Bolivariana só poderia avançar quando o povo venezuelano tivesse a possibilidade de produzir seu próprio alimento. Tivesse autonomia, soberania alimentar. Nossos companheiros vão contar como é a produção de sementes em Mérida, como se dá essa contribuição no campo da soberania alimentar”, ressalta Cássia.

E o terceiro bloco, “Para entender o hoje”, apresenta a conversa com uma mulher feminista do Equador. Pilar fala sobre as mobilizações nacionais indígenas que estão acontecendo no país, desde 13 de junho, quando a Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (Conaie) iniciou protestos em todo país contra o presidente Guillermo Lasso, durante quase um mês. Cássia argumenta, que o objetivo é apresentar elementos para que as pessoas possam compreenderem melhor quais as causas e reivindicações dessas mobilizações e como está a situação dos povos originários no Equador atualmente.

Mulheres indígenas em mobilização nacional em Quito, capital do Equador. Foto: Aliança DDHH

O Podcast é apresentado pela filha de assentados no Paraná e membra da Coordenação Político Pedagógica da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), Carla Loop; e pela assentada em Pernambuco, que atou nas brigadas internacionalistas do MST em Cuba e na Venezuela, Messilene Gorete. Não perca!

O podcast pode ser ouvido nas plataformas de áudio do MST. No Spotify para acessar é só acessar a busca, digitar “Internacionalizemos a Luta!” e ouvir o programa. Enquanto ouve, aproveita e clica em seguir, e o Podcast fica gravado na sua biblioteca. Sempre que sair um episódio novo você será avisado para acompanhar os debates.

Card: MST

Serviço:

2º Episódio: Podcast “Internacionalizemos a Luta: Chavez Presente, na Luta Permanente!”.

Data: Sexta-feira (5/8), a partir das 17h30

Local: Nas plataformas de áudios

Ouça o primeiro episódio do Podcast AQUI ou abaixo.

*Editado por Fernanda Alcântara