Eleições 2022

No Ceará, MST lança Missias Dias pré-candidato a deputado estadual

Missias é o primeiro nome do MST a ser lançado como candidato a deputado estadual no Ceará
Lançamento da pré-candidatura reuniu amigos, parceiros, movimentos e organizações populares. Foto: Aspasia Mariana

Por Aline Oliveira
Da Página do MST

O evento de lançamento aconteceu na noite desta sexta-feira (5/8), no Centro de Formação Frei Humberto, em Fortaleza (CE), e contou com a presença de militantes de movimentos populares, partidos, professores, a deputada federal Luizianne Lins (PT), a vice prefeita de Sobral e candidata a deputada federal Christianne Coelho, o presidente do PT Ceará Antônio Filho (Conin), o candidato a deputado federal pelo PSol/CE, João Alfredo Telles, Padre Lino Alegre, amigos e apoiadores do Movimento Sem Terra.

“É com muita alegria que nessa noite recebemos cada um e cada uma. Estamos com o desafio de construir uma candidatura de um Sem Terra, filho da reforma agrária, e essa não é uma tarefa fácil. Sabemos ocupar terra, sabemos fazer marcha, fazer mobilização, sabemos fazer produção, agroecológica, mas em nome desse coletivo coloquei meu nome a disposição para ocupar mais uma trincheira, a do parlamento cearense, e a faremos com muita responsabilidade”, afirmou Missias Dias.

Para Bruna Raquel, do Movimento dos Trabalhadores/as Por Direitos (MTD), a lançamento da pré-candidatura de um Sem Terra cearense é um ato de extrema importância para classe trabalhadora. “Estamos rompendo com a cultura política, de apoiar candidatos que nos apoiam para apoiar os nossos, para votar nos nossos, estamos aqui afirmando que vai ter um dos nossos ocupando o parlamento pra defender a reforma agrária, a reforma urbana, as juventudes, os indígenas, os povos de terreiro”, explicou.

E continuou: “o MST é uma referência pra todos nós, sempre está do lado do povo, nos ensina o valor da solidariedade, sem o MST as políticas de solidariedade não existiriam, esse movimento que hoje nos colocamos a disposição para construir essa campanha de bairro em bairro, de vila em vila, de porta em porta e garantir que tenha um dos nossos dentro da Assembleia pra defender a nossa classe, a classe trabalhadora”, destacou.

Missias Dias. Foto: Aspasia Mariana

Quem é Missias?

Missias do MST é uma candidatura movimento, que representa a continuidade do mandato do Elmano Freitas, na Assembleia Legislativa no Estado do Ceará. Nasceu em Ipueiras e ainda criança mudou-se, juntamente com sua família, para a localidade de Simião, município de Crateús.

Hoje casado e pai de dois filhos, Missias é o quinto filho de uma família de agricultores de sete irmãos. Sua trajetória se cruza com a história da luta pela terra e do MST no Ceará, a partir da ocupação da fazenda Serrote, em Crateús, hoje, o assentamento Palmares. Sua família era moradora do acampamento e ele estudou na escolinha que funcionava no local, ingressando na militância do MST ainda adolescente.

Formado pela primeira turma de administração do MST no Estado de Minas Gerais, Missias é assentado da Reforma Agrária e dirigente histórico do MST da região de Crateús; foi presidente da Cooperativa Central das Áreas de Reforma Agrária (CCA-CE) e, atualmente, é dirigente estadual do MST pelo setor de produção e membro da Coordenação Nacional do MST.

*Editado por Wesley Lima