Esporte
No Ceará, MST Realiza 2ª Copa Estadual da Reforma Agrária
Por Aline Oliveira
Da Página do MST
No último sábado (13) aconteceu a abertura oficial da 2ª Copa Estadual da Reforma Agrária, o evento ocorreu no Estádio Perilo Teixeira de Itapipoca, no Ceará, com início a partir das 15:30 com jogo entre times feminino da região do litoral oeste cearense, e um jogo simbólico entre MST e amigos.
Os jogos foram encerrados com ato político de abertura oficial, com a presença de representantes dos 50 times que disputarão as próximas etapas da copa, da Secretaria de Esporte e Juventude (SEJUV), da Federação Triathlon do Estado do Ceará (Fetriece), da Prefeitura Municipal de Itapipoca, dos ex-jogadores, Afonso Celso (Afonsinho), Antônio Coimbra (Nando), Danielle Felício (Pretinha) e Marcos Boccatto da Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol, dentre outras.
Esse ano a copa conta com participação de 50 times, 34 masculino e 16 feminino, contemplando assentamentos e acampamentos de todas as regiões do estado. A 2ªCopa da Reforma Agrária tem como objetivo fortalecer o processo de mobilização com a base social camponesa, fortalecer a cultura futebolística, a organização da juventude, das mulheres e contribuir na interação de todos os públicos.
“Estamos realizando essa atividade porque há 33 anos homens e mulheres que não aceitaram mais a exploração dos patrões, tiveram a coragem de cortar cerca de arame farpado, e fincar a bandeira vermelha do MST. Aquele MST que ocupa terra, ocupa prédios públicos, que ocupa universidades, agora ocupa também os estádios de futebol, essa copa é fruto da luta do povo Sem Terra do Ceará”, afirma Gene Santos, Direção Nacional do MST e da Coordenação da 2ª Copa da Reforma Agrária.
Roberto César, da Coordenadoria de Desenvolvimento do Esporte do Estado, relata que é um prazer imenso dividir essa alegria de realizar a segunda copa da Reforma Agrária. “Isso aqui não é só futebol, é a materialização do direito das famílias, dos assentamentos de Reforma Agrária do estado do Ceará de exercer a sua cidadania, direito ao esporte, direito ao lazer; infelizmente nos anos de 2020 e 2021 não conseguimos realizar em decorrência da pandemia, mas estamos muito felizes de retomar com a segunda copa, reafirmamos o compromisso de seguirmos juntos. Vamos à luta, conquistar nossos direitos e fazer valer nossa cidadania.”
A 2ª Copa da Reforma Agrária é uma realização da Fetriece e do MST, com apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Esporte e Juventude (SEJUV). Os jogos seguem acontecendo pelos próximos dois meses, com a final em Fortaleza, e local à definir.
*Editado por Solange Engelmann