Solidariedade Sem Terra

Cooperativa do RS realiza assembleia geral para associados e militância, e finaliza com ação solidária

Foram doados cerca de 3 toneladas de alimentos saudáveis, produzido por assentados da Reforma Agrária Popular no estado
Assembleia da Cootap contou com a participação de famílias assentadas, aliados e candidatos parceiros. Foto: Geronimo da Silva

Por Maiara Rauber

Na semana passada a Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap), realizou a sua assembleia geral anual em Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul. De acordo com Sandra Nunes, do setor social da Cootap, o encontro sempre é intenso. “É um processo interno que percorre reuniões nos setores da cooperativa, nos grupos gestores, especialmente no Grupo Gestor do Arroz Agroecológico, das hortas e frutas, mas também do leite e dos coletivos sociais que nós temos organizados aqui na região. Os principais coletivos são da educação, de mulheres e de jovens”, explica.

Em antecedência à assembleia, foram realizados encontros nas quatro microrregiões da região Metropolitana de Porto Alegre. Nesse processo foi feito um balanço a partir da ferramenta de avaliação FOFA, ou seja, Fortaleza, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Nas reuniões também foram debatidas as tarefas realizadas no último período, e iniciou-se o processo de planejamento para os próximos meses.

Cootap realizou sua assembleia geral anual em Eldorado do Sul (RS). Foto: Geronimo da Silva

Segundo Nunes, a assembleia tem todo esse processo em que os grupos relatam a sua síntese, e a partir disso é apresentado e aprovado o plano de metas para o próximo período. “E esse ano, por estarmos vivendo um momento intenso, tivemos um diálogo sobre os comitês populares e como nós, enquanto região vamos estar nos empenhando e nos organizando para se somar a essa luta. A juventude fez uma fala motivadora nessa perspectiva”, pontua Sandra.

A assembleia também contou com um ato político, em que os aliados, companheiros e candidatos, conjuntamente com Pedro Ruas, candidato a vice-governador do estado, foram convidados a estarem presentes.

Foram destinados para as cozinhas comunitárias da periferia de Porto Alegre, cerca de 3 toneladas de alimentos. Foto: Juliane Soares

Para finalizar o encontro as famílias e a cooperativa se uniram na realização de um ato de solidariedade. Na atividade, cerca de 3 toneladas de alimentos foram destinados para as cozinhas comunitárias da periferia de Porto Alegre, produzidos pelos assentados da região Metropolitana. Dentre os alimentos doados estão arroz, legumes, mandioca, frutas e panifícios.

As famílias e as cooperativas do MST do RS seguem com o compromisso de compartilhar seus alimentos com aqueles que mais precisam. As ações foram intensificadas após o início da pandemia da Covid 19, onde as famílias doaram aproximadamente 700 toneladas de alimentos. No entanto, milhares de pessoas seguem passando fome, mesmo com a amenização dos casos de contaminação e mortes pelo vírus. Portanto, os Sem Terra do RS e do Brasil, mantém as doações de seus alimentos saudáveis e continuam na batalha contra a fome.

*Editado por Solange Engelmann