Feira da Reforma Agrária

Maceió recebe 21ª Feira da Reforma Agrária a partir do dia 7 de setembro

Com a participação de feirantes de todo o estado de Alagoas, tradicional Feira é retomada após dois anos
Foto: Gustavo Marinho

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

Celebrando a luta pela terra e pela Reforma Agrária, o MST volta a ocupar Maceió com a fartura do que é produzido nos acampamentos e assentamentos de Alagoas. Em sua 21ª edição, a Feira da Reforma Agrária acontece, em 2022, do dia 7 ao dia 10 de setembro, na Praça da Faculdade, no bairro do Prado-AL.

Após 2 anos sem ser realizada em virtude da Pandemia, o Movimento volta a realizar a Feira que é a mais antiga do MST em todo o país. De acordo com a organização, estima-se que a edição de 2022 deve reunir mais de 150 feirantes em todos os dias de atividade.

Segundo Débora Nunes, da coordenação nacional do MST, a retomada da Feira em Maceió tem uma importante simbologia para os Sem Terra de Alagoas. “Desde a nossa primeira Feira, há 23 anos, o MST ocupa essa mesma Praça em Maceió, numa experiência que atravessa gerações de homens e mulheres que se organizam cotidianamente na produção de alimentos nos mais diferentes acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária do nosso estado”, disse.

Para a coordenadora do Movimento, a comercialização dos produtos direto das áreas da Reforma Agrária já são aguardados pela população em Maceió. “A vinda dos camponeses e camponesas até a Praça da Faculdade com os frutos da luta pela terra já está consolidada no calendário de quem vive em Maceió. A Feira possibilita a partilha, a celebração e o encontro daqueles que produzem, com aqueles e aquelas que levam o alimento para a mesa”.

Também seguindo a tradição das edições da Feira da Reforma Agrária, as produções comercializadas ao longo dos dias da atividade, segue a venda abaixo do preço do mercado convencional.

“Só é possível garantirmos a comercialização abaixo do preço que encontramos nas principais cidades de Alagoas, pela possibilidade concreta da compra dos alimentos direto das mãos de quem o produziu, eliminando a presença do atravessador”, explicou Nunes.

Ainda de acordo com Débora, essa possibilidade de encontro direto do campo com a cidade, a partir da compra e venda dos produtos vindo dos acampamentos e assentamentos, garante ainda o diálogo efetivo com quem vive em Maceió sobre o papel e a importância da luta pela Reforma Agrária e da organização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

“É na Feira que a gente, de fato, presta contas com a sociedade. É aqui que concretamente demonstramos o resultado das nossas lutas, nossas marchas, nossas ocupações. O mesmo MST que se mobiliza e faz luta, é o mesmo MST que planta, colhe, vende na Feira da Reforma Agrária ou doa nas periferias de todo o país”, destacou.

Festival de Cultura Popular e Culinária da Terra

Como parte das atividades que integram a agenda da Feira, o MST realiza o Festival de Cultura Popular que em 2022 deve reunir cerca de 20 atrações, organizadas em dois palcos ao longo dos dias. Música, teatro, dança, contação de história… Uma diversidade de apresentações sobe aos palcos Raquel Xukuru-Kariri e o Palco da Praça Central.

Também funcionando todos os dias da Feira, o Restaurante Popular serve o melhor da Culinária da Terra, com cardápio variado no café da manhã, almoço e janta.

*Editado por Fernanda Alcântara