Luta contra a Fome

MST realiza ações de combate à fome em preparação ao 28º Grito dos/as Excluídos/as

Neste sábado (3), foram realizadas ações de solidariedade, denúncias, formação e cultural, como parte das iniciativas da Campanha Eu Voto Contra a Fome e Sede
Ações de solidariedade denunciam o aumento da fome e levam alimentação saudável às famílias em situação de pobreza. Foto: Guilherme Neiva @guilhermeneiva074

Por Solange Engelmann
Da Página do MST

Diante do desgoverno de morte e fome, com o aumento da pobreza e miséria no Brasil, que voltou ao mapa da fome. Hoje 33,1 milhões de pessoas passam fome no Brasil, ou seja, não tem o que comer e mais da metade da população está submetida a algum tipo de insegurança alimentar, os dados são da Rede Penssan.

Nesse contexto, em preparação ao 28º Grito dos/as Excluídos/as e como parte da Campanha Eu Voto Contra a Fome e Sede, o MST e a Frente Contra a Fome e Sede realizaram neste sábado (3), uma série de ações de solidariedade em todo o país, para denunciar o aumento da fome e levar alimentação saudável às famílias em situação de pobreza. Também ocorrem atividades de denúncia, formação e cultural.

As ações também apontaram para necessidade de defesa e construção de um projeto popular para o país, com base na agroecologia e produção de alimentos saudáveis em comunhão com a natureza.

A 28º edição do Grito dos/as Excluídos/as, que acontece no próximo dia 7 de setembro, tem como chamado “Vida em primeiro lugar: Brasil 200 anos de independência para quem?”. Segundo a dirigente nacional do MST, Keli Mafort, as ações deste ano também questionam “o quanto neste bicentenário da independência nós precisamos retomar com muita força as bases da discussão de um projeto Popular para o Brasil. É por isso que o grito diz e provoca os movimentos e as pastorais a dizer: qual é o seu grito?”

O Grito dos/as Excluídos/as está previsto para acontecer em todas as regiões do país, com ações de solidariedade e enfrentamento à fome, celebrações eucarísticas, ecumênicas, inter-religiosas, caminhadas, entre outras atividades.

Confira as ações realizadas nos estados de São Paulo e Alagoas:

Sudeste

Em São Paulo ocorreram várias atividades em preparação ao Grito dos/as Excluídos/as durante o sábado (3). Como parte da Campanha Eu Voto Contra a Fome e Sede, uma parceria entre o MST, Rede Rua e Sindicato dos Bancários de São Paulo e Osasco foi firmado o Projeto Alimentar Direitos. A ação foi realizada na Quadra dos Bancários, local em que serão distribuídas mil refeições todos os dias para a população em situação de rua da Praça da Sé, no centro da capital.

O centro da capital paulista e o bairro Boqueirão também amanheceram o sábado (3), com diversas denúncias à fome e a sede do povo.

No Boqueirão/SP foram distribuídas 300 marmitas à população. A ação foi realizada pela Escola Nacional Paulo Freire em parceria com o SEFRAS, Levante Popular da Juventude, Movimento Brasil Popular e o Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD).

Fotos: Ruth Serafim | @ruanzin_idm/ Guilherme Neiva @guilhermeneiva074/ Junior Lima | @xuniorl

No Jardim Pantanal, na Zona Leste de SP, outra ação do Movimento Brasil Popular, em parceria com o SEFRAS e Escola Nacional Paulo Freire, também entregou 200 marmitas aos moradores do bairro.

Fotos: @vnscst_

No Jardim São Savério, Sudoeste de São Paulo foram distribuição 300 marmitas solidárias à população do bairro. Ação também foi realizada pela Escola Nacional Paulo Freire em parceria com o SEFRAS, Levante Popular da Juventude, Movimento Brasil Popular e MTD.

Fotos: Walisson Rodrigues / @walisson.lpVinicius Braga | @braga_viniciusBeatriz Lopes | Escola Popular de Comunicação

Também houve atividade de formação, com as participantes do Curso de Agentes Populares de Alimentação e Saúde da Escola Nacional Paulo Freire, que realizaram debates em torno da mobilização nacional contra a fome e a sede.

Foto: Giovanna Andriolli @giovanna.andriolli

E para encerrar o sábado (3) de denúncia à fome e esquenta para o Grito dos/as Excluídos/as, o MST serviu uma feijoada pela democracia, regada a muito samba e disposição para a luta, no galpão do Armazém do Campo de São Paulo, com a participação do Samba da 13, Madeira de Lei, Thobias da Vai Vai e convidados.

Nordeste

Em Alagoas, na manhã deste sábado (03), as ruas do Centro da Cidade de Maceió, amanheceram coloridas com diversas mensagens de denúncia contra a alta do preço dos alimentos e a fome que volta à realidade dos brasileiros e brasileiras. As intervenções na capital alagoana anunciam e relembra a população que “Bolsonaro deu errado. O Brasil não aguenta mais” e “Ta tudo caro, culpa do Bolsonaro”, somando-se as diversas iniciativas que ocorrem em todo o país, em preparação ao Grito dos Excluídos e Excluídas.

Fotos: MST AL

Ainda em Maceió, como parte da Campanha Eu Voto Contra a Fome e Sede, o MST distribuiu centenas de Marmitas Solidárias da Terra para população em situação de rua na cidade de Maceió, durante a tarde. Produzidas na Cozinha da Solidariedade do Movimento na capital alagoana, cerca de 250 refeições foram entregues.

A capital também contou ainda com a passagem do Time da Esperança que passou pelo Centro de Maceió, dialogando com a população e reafirmando a necessidade de elegermos Lula e uma bancada progressista de deputados.

Foto: MST AL

No estado, o Deputado Estadual de Alagoas e candidato à reeleição, Ronaldo Medeiros (PT), assinou a Carta-Compromisso da Frente Nacional Contra a Fome e Sede, reafirmando o compromisso do seu mandato e candidatura com a luta contra a fome que volta à mesa dos alagoanos e do conjunto do povo brasileiro.