Cooperativas

MST na Zona da Mata Mineira funda sua 2° Cooperativa da Reforma Agrária

Sem Terra comemoram fundação da COOPERMATAS -  Cooperativa da Reforma Agrária e da Agricultura Camponesa da Zona da Mata
Foto: Vânia Miranda

Por Maria Celeste Lustosa
Da Página do MST

No último sábado, dia 03/09, foi dia de comemoração de muita luta. Passados 10 anos da fundação da COOPERARCA, primeira cooperativa das famílias assentadas na Zona da Mata, e no nono aniversário da reocupação do assentamento Dênis Gonçalves, a coordenação e o conjunto das assentadas e dos assentados do local fizeram um gol de placa: a fundação da COOPERMATAS –  Cooperativa da Reforma Agrária e da Agricultura Camponesa da Zona da Mata.

“A Cooperativa começa por congregar as assentadas e os assentados do Dênis Gonçalves, mas tem a vocação de reunir agricultoras e agricultores familiares da Grande Juiz de Fora”, diz Fábio Nunes Ramos, da Direção Estadual do Setor de Produção do MST.

A coordenadora regional do Setor de Produção, Priscila Araújo, ressalta que o assentamento Dênis Gonçalves já se destaca pela produção de leite, banana e hortifrutigranjeiros, além de articular apicultores da região. Também aponta que as famílias cooperadas já entregam alimentos para o PNAE  – Programa Nacional de Alimentação Escolar nos municípios de Chácara, Coronel Pacheco, Goianá e Juiz de Fora.

O desenvolvimento da cooperação agrícola e da produção agroecológica é elemento fundamental na proposta de Reforma Agrária Popular do MST, e alimentar a escala de produção e o acesso aos mercados são desafios que a COOPERMATAS se propõe a enfrentar.

*Editado por Fernanda Alcântara