Feira Estadual

MST inicia 21ª Feira da Reforma Agrária nesta quarta (07) em Alagoas

Realizada na Praça da Faculdade, em Maceió, camponeses e camponesas de todo o estado de Alagoas
Foto: MST em Alagoas

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

Reunindo centenas de camponeses e camponesas de todo o estado de Alagoas, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), inicia nesta quarta (07) a 21ª edição da tradicional Feira da Reforma Agrária. Com programação até o próximo sábado (10), a Feira acontece na Praça da Faculdade, no bairro do Prado em Maceió (AL).

Após dois anos sem realizar a atividade, em virtude da pandemia, o Movimento volta a ocupar a capital alagoana com a variedade de produtos vindo dos acampamentos e assentamentos de todas as regiões de Alagoas.

“Nossa Feira, após todos esses anos de realização, já está registrada no calendário não somente dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, mas especialmente na agenda da população maceioense”, destacou Margarida da Silva, da direção nacional do MST.

De acordo com Margarida, a Feira continua cumprindo a importante tarefa de aproximar quem produz, de quem consome: “de fato, nossa Feira é a possibilidade real do encontro do campo com a cidade, quando ocupamos Maceió com os frutos de nossas lutas, estamos apresentando concretamente à sociedade o resultado de nossas marchas, ocupações e mobilizações”, sinalizou.

Mais de 150 feirantes participam da edição da Feira em 2022, comercializando uma variedade de alimentos in natura, além de artesanato, mudas e alguns produtos agroindustrializados.

“Aqui o consumidor consegue comprar diretamente das mãos de quem produz, eliminando a figura do atravessador, o que nos possibilita fazer uma venda sob preço justo”, explicou Margarida.

Programação da Feira

Além da comercialização dos produtos das áreas de Reforma Agrária de Alagoas, a Feira também é marcada pela diversidade de atividades que ocorrem gratuitamente pela passagem do MST na Praça da Faculdade, contemplando as diversas dimensões da vida no campo.

Com mais de 20 atrações, distribuídas em dois palcos, o MST realiza ao longo da Feira o Festival de Cultura Popular, reunindo atividades musicais, teatro, dança, contação de história, cortejo de blocos e performances.

Ainda inserida na programação da Feira, a Tenda da Educação Popular em Saúde leva para a agenda da atividade um conjunto de práticas integrativas em saúde, bem como rodas de debate, palestras, orientações e cuidados com a saúde.

Já a culinária da roça é garantida pelo cardápio especial do Restaurante Popular, com refeições diárias servidas na Praça da Faculdade.

Queremos que de fato a Feira se traduza como uma bonita festa de encontro, de partilha, mas principalmente em um espaço que fortaleça a luta pela terra e pela Reforma Agrária em nosso estado, para que mais e mais vezes possamos fortalecer a organização de homens e mulheres que, cotidianamente, plantam e colhem os frutos que chegam à mesa da sociedade”, comentou Margarida.

Confira as primeira sfotos:

*Editado por Fernanda Alcântara