Encontro

Lula fará encontro reunindo 900 cooperativas de todo o país na próxima quarta (14) em SP

Encontro reunirá cooperativas da economia solidária na construção de políticas de desenvolvimento, emprego, renda e produção para o Brasil
Foto: Ricardo Stuckert

Da Página do MST

O líder da disputa à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará de um encontro com a classe trabalhadora de 900 cooperativas de todo o país na próxima quarta-feira, dia 14, em São Paulo. Durante o evento, será entregue a Lula uma carta com propostas do setor para um eventual governo.

O encontro terá início às 11h, e é voltado para trabalhadores e trabalhadoras unificados pela Unicopas (União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias), Unicafes (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária), Unisol Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários), Concrab (Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil) e Unicatadores.

A carta que será entregue a Lula, destaca a importância da economia solidária para uma  política de desenvolvimento para o país, voltada para a criação de empregos, geração de renda e produção para o mercado interno, especialmente de alimentos, que serão centrais para a retomada da gestão pública no combate à fome.

“O encontro com Lula tem como objetivo reforçar o papel das cooperativas para enfrentar o problema emergencial da fome e do emprego. Com um amplo programa para a economia solidária, as cooperativas de trabalhadores cumprirão um papel importante para o desenvolvimento do país com geração de emprego e renda”, afirma o presidente da Unicopas, Francisco Dal Chiavon.

Além disso, as entidades ressaltam que a economia solidária só pode atingir seu pleno desenvolvimento com a preservação ambiental e regulação da exploração dos recursos naturais que garantam a sustentabilidade do meio ambiente, e avançando na expansão da reciclagem de materiais feita de forma cooperada.

*Editado por Fernanda Alcântara