Saúde Popular

Cuidado coletivo: conheça a Tenda da Educação Popular em Saúde na Feira do MST em Alagoas

Tenda da Educação Popular em Saúde realiza atendimentos médicos, exames e testes rápidos para feirantes e população que visita a Feira
realiza atendimentos médicos, exames e testes rápidos
Tenda realiza atendimentos médicos, exames e testes rápidos / Foto: Angelo Amorim

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

O cheiro dos chás, das ervas, compõem o ambiente da Tenda da Educação Popular em Saúde Marciana Serafim, que com seu colorido, cartazes, bandeiras de luta e palavras de ordem, sinalizam de longe: aqui tem cuidado coletivo.

Em sua 10ª edição na Feira do MST em Alagoas, a Tenda de Educação Popular em Saúde se tornou referência como um importante espaço de diálogo com a sociedade sobre a luta em defesa da saúde pública, bem como na valorização das práticas de cuidados populares.

Organizada pelo Movimento Sem Terra em parceria com diversos movimentos populares e coletivos de saúde que atuam em Alagoas, o espaço traduz em sua dinâmica a prática da construção coletiva, como um princípio de sua concepção na Feira.

Tenda homenageia Marciana Serafim, médica Sem Terra formada em Cuba / Foto: Angelo Amorim

Homenageando a médica Sem Terra formada em Cuba, Marciana Serafim, que faleceu em 2018, durante toda a Feira a Tenda realiza atendimentos médicos, exames e testes rápidos para feirantes e também para a população que visita a Feira na Praça da Faculdade. Além disso, todos os dias uma variedade de Práticas Integrativas e Complementares de Cuidados à Saúde são oferecidas, gratuitamente, como Naturopatia, Reiki, Massoterapia, Argiloterapia, Auricoloterapia e etc.

De acordo com José Vitor, do Setor de Saúde do MST em Alagoas, a Tenda da Educação Popular em Saúde cumpre o papel de fortalecer e articular os diversos sujeitos que lutam em defesa da saúde pública no campo e na cidade.

“Para nós é extremamente importante a realização da Tenda na Feira da Reforma Agrária, temos aprendido muito ao longo desses anos, fortalecendo parcerias e construindo diálogos com a sociedade do direito à saúde e da nossa necessidade de organização e luta por ele”, destacou Vitor.

Integram ainda a agenda de cuidados da Tenda de Educação a turma de Agentes Populares de Saúde do Campo do MST em Alagoas, que se somam ao conjunto das atividades promovidas na Feira da Reforma Agrária.

“Nossa principal mensagem é o cuidado com o próximo: do povo cuidando do povo. Nossa troca de experiência proporciona um constante processo de aprendizado para o conjunto do nosso Movimento, fortalecendo a prática de solidariedade entre nós e com a sociedade”, refletiu.

Ao longo da programação da Feira do MST, rodas de conversa sobre os mais diversos debates reúnem bons momentos de debate no espaço. Temas como alimentação saudável e saúde mental no campo, passam pela programação.

Segundo a organização da Tenda, são mais de 100 pessoas que passam pelo espaço diariamente, seja para os atendimentos, pelas práticas integrativas ou pelas rodas de conversas e debates realizados.

Feira da Reforma Agrária

Realizada pelo MST há 21 anos, a Feira da Reforma Agrária iniciou na última quarta-feira (07) e segue até o próximo dia 10, recebendo mais de 150 feirantes dos mais diferentes acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária de Alagoas.

Tendo a comercialização de alimentos saudáveis abaixo do preço do mercado convencional, uma diversidade de produtos in natura e agroindustrializados estão disponíveis na Feira.

Além disso, todos os dias o Festival de Cultura Popular leva uma diversidade de atrações culturais nos dois palcos montados na Praça da Faculdade.