21ª Feira de Alagoas

Da roça para o palco da Feira: a música na raiz de Bento Forrozeiro, artista Sem Terra de Alagoas

Paixão pelo forró atravessa a vida de Bento Forrozeiro, Sem Terra assentado da Reforma Agrária e atração da última noite da 21ª Feira da Reforma Agrária de Alagoas
Bento vem do assentamento Margarida Alves, em Atalaia (AL)/ Foto: MST Alagoas

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

“A música me acompanha desde criança”, é assim que Renildo Gomes explica sua vivência musical. Bento Forrozeiro, como é conhecido, iniciou sua história com a música tocando forró com o pai e o irmão, acompanhando os familiares nos forrós pelo interior de Alagoas. A paixão pelo forró atravessou sua vida e hoje, assentado da Reforma Agrária, Bento também é atração da noite do Festival de Cultura Popular na 21ª Feira da Reforma Agrária do MST em Alagoas.

Vindo do assentamento Margarida Alves, em Atalaia (AL), Bento sobe ao palco neste sábado (10) na noite dedicada ao forró no encerramento da Feira do MST, que acontece desde quarta-feira (07) na Praça da Faculdade, no bairro do Prado, em Maceió.

Foto: MST Alagoas

“Acompanhava meu pai tocando zabumba e meu irmão triângulo. A gente foi crescendo e continuou tocando. Entrei no MST e continuei trazendo a música comigo nas noites culturais, nas atividades nos nossos acampamentos e assentamentos e também nas nossas feiras”, disse Bento.

Tendo a relação musical com o pai a sua referência e formação no forró, Bento teve nos palcos da Feira da Reforma Agrária também o estímulo e abraço dos companheiros e companheiras do Movimento. Hoje o artista está prestes a gravar suas primeiras músicas em estúdio, segue destaque na programação do Festival de Cultura Popular organizado pelo MST.

“Aprendi esse ofício de tocar e cantar forró com meu pai e continuo cantando e levando o nome do Movimento comigo”, destacou.

Militante do MST, Bento Forrozeiro contribui todos os anos com a equipe de infraestrutura da Feira da Reforma Agrária, na organização dos espaços físicos das tendas de comercialização dos produtos dos acampamentos e assentamentos de Alagoas: “a gente monta as barracas e em seguida sobe ao palco para fazer o forró que o povo gosta”.

Foto: Angelo Amorim

Festival de Cultura Popular

O Festival, que em 2022 recebe mais de 20 artistas durante todos os dias de Feira, chega ao fim neste sábado (10) com os shows de Anderson Fidellis e Bento Forrozeiro, no Palco da Praça Central, na Praça da Faculdade.

Reunidos em dois palcos montados na Praça, o Festival integra a programação da Feira do MST que trouxe para Maceió a diversidade de comercialização de produtos in natura e agroindustrializados.

*Editado por Yuri Simeon