Eleições 2022

Em encontro com comunicadores digitais, Lula reafirma chamado à vitória no primeiro turno

Reunião virtual reúne comunicadores digitais de todos os estados do país, para preparar a reta final nas redes
Imagem: EOL com Lula

Da Redação
Por Esquerda online

Em um discurso empolgante, o presidente Lula conversou com cerca de 6.300 comunicadores e comunicadoras digitais, em um grande encontro digital, transmitido em salas por estado e do Distrito Federal, para organizar ações comuns e estratégias na internet e nas redes sociais. Lula afirmou que a “primavera” está chegando e convocou um esforço final da militância, para vencer no primeiro turno. “Algumas pessoas têm vergonha de dizer que querem ganhar no primeiro turno, porque poderia parecer arrogância. Não é. Toda eleição que participei eu quis ganhar no primeiro turno. Estamos muito perto, e vamos conseguir o pouco que falta pra garantir isso. É possível ganhar no primeiro turno”, afirmou.

O discurso de Lula foi empolgante, o ponto alto de um encontro histórico, que uniu ativistas digitais de todos os partidos e de movimentos sociais em um grande esforço coletivo. A reunião foi organizada pelo Grupo de Trabalho de comunicação da campanha e apresentada por Edinho Santos (PT), coordenador da comunicação da campanha Lula. “O que nos mobiliza é um sonho”, iniciou Edinho, para destacar a importância da comunicação para a vitória eleitoral. “É muito importante estar nas ruas, ser vistos, mostrar força. Mas aprendemos que não dá pra não pensar na presença nas redes. Sem essa conexão ruas e redes é muito difícil ganhar a eleição”, afirmou o prefeito de Araraquara.

Imagem: EOL com Lula

A conexão entre o trabalho nas ruas e o virtual é um dos eixos do documento apresentado no encontro, por Ana Flavia, do PT. O manual com 13 pontos para os comunicadores convoca para uma onda #Lula13, orientando a todos compartilharem as ações que estão acontecendo nas ruas. “Vamos contagiar as redes e conferir ainda mais volume às nossas atividades”, orienta o documento. O manual também sistematiza um calendário de ações nas redes para as três semanas até a eleição, incluindo um mutirão de mobilização em 24 de setembro, e dando destaque para ações simultâneas ao debate na Rede Globo, no dia 29, às 22h30.

Janones: “É preciso tomar a narrativa”

O deputado federal Andre Janones (PROS-MG), que tem uma forte presença nas redes sociais, foi um dos destaques na reunião. A retirada de sua candidatura e o apoio nas redes foi motivo de alegria para a militância. Ele destacou a necessidade de um trabalho coletivo e a importância de ter velocidade na resposta às fake news e ataques do bolsonarismo, mas não se deixando pautar pelo outro lado, não ficar na defensiva. “É muito importante ter velocidade para desmentir as fake news. Nós vamos desmentir, mas é importante tentarmos sobrepor a narrativa. Eles começaram a narrativa deles, com uma fake news, a gente desmente, mas entra com outro conteúdo, com uma verdade. É preciso tomar a narrativa deles”, afirmou.

Ele também destacou o potencial de mobilização da esquerda, e defendeu que não busque o enfrentamento, que possa ser confundido com a violência. “O bolsonarismo prega a violência, o ódio, eles são isso. O maior exemplo é esse, do eleitor dele que negou uma marmita. Episódios como esses vão ocorrer todos os dias. Eles vão mostrando como são de verdade e vão se afundar sozinhos”, defendeu Janones.

O evento também contou com falas de integrantes da comissão organizadora, como Altamiro Borges, do PCdoB e fundador do Barão de Itararé, e Geremias, que falou em nome da Abraço, associação que representa as 5 mil rádios comunitárias do país. Ele destacou o papel e o potencial das rádios comunitárias, presentes em 3.500 municípios, na luta para derrotar o fascismo. “A rádio está mais forte do que nunca”, afirmou. E cobrou o compromisso do próximo governo em avançar no tema das rádios e da democratização da comunicação.

Em nome do PSOL, Rebeca defendeu uma comunicação “que mobiliza”. “Cada pessoa que tem um conta, que tem seguidores, cada pessoa que comunica, em maior ou menor grau, precisa produzir mensagens nas redes. Nós aqui somos o pelotão de frente, nós temos que conversar com as pessoas das redes sociais. Nós não somos apenas reprodutores dos conteúdos, mas também porta-vozes da campanha”, defendeu.

O encontro concluiu com um chamado para as próximas ações e com uma saudação de Rosângela da Silva, a Janja, advogada e esposa de Lula, uma das articuladoras do próximo encontro virtual. “Precisamos conquistar votos. Falta muito pouco para o primeiro turno, acabar com esse pesadelo e reconstruir o Brasil”, afirmou.