Publicação

Projeto Brasil Popular lança livro sobre a crise brasileira e as propostas de superação dos problemas

O lançamento será na livraria Tapera Taperá, na capital paulista, no próximo dia 21, quarta-feira
Card: Expressão Popular

Da Página do MST

Na próxima quarta-feira (21), o Projeto Brasil Popular (PBP) realizará o lançamento presencial do livro “A Crise Brasileira e o Projeto Popular para o Brasil” com um debate na Livraria Tapera Taperá, em São Paulo-SP, a partir das 18h. O encontro para promover a obra reunirá o economista e professor, Márcio Pochmann, a advogada e militante do Movimento Brasil Popular, Thays Carvalho e a doutora em ciências sociais e integrante da coordenação nacional do MST, Kelli Maffort.

A atividade faz parte das ações que celebram o bicentenário da independência do Brasil, organizadas pela Escola Nacional Paulo Freire, Movimento Brasil Popular e Projeto Brasil Popular.

O livro, disponível gratuitamente para download, é uma parceria com a editora Expressão Popular e sintetiza os debates realizados nos últimos cinco anos sobre os problemas estruturais brasileiros. “Essa síntese é resultado da reflexão coletiva realizada no âmbito do Projeto Brasil Popular em seus diferentes espaços de debate, como os Grupos de Trabalho, os Eixos Temáticos e cursos de formação que contaram com a participação de centenas de pessoas”, explica Teresa Maia, da Secretaria Nacional do Projeto Brasil Popular.

Novo ponto de partida

Organizadas em 31 grupos de trabalho, lideranças de movimentos populares, sindicais e partidos políticos, professores/as, intelectuais e pesquisadores/as que são referências em diversos temas construíram reflexões e propostas que tratam da crise atual e apontam para dilemas históricos como a dependência econômica e política, a violência generalizada, a superexploração do trabalho, a desigualdade social e a enorme concentração de renda, o racismo, o machismo, o ataque aos direitos humanos, sociais e políticos e o caráter antinacional, antipopular e antidemocrático da classe dominante nacional.

Estruturado como um roteiro, o livro está dividido em três partes: 1) análise da crise brasileira, 2) propostas de enfrentamento desta crise e 3) orientações para contribuições ao projeto. Os organizadores esperam que o livro seja um ponto de chegada e um novo ponto de partida para debates necessários e urgentes sobre o Brasil que temos e o Brasil que precisamos.

“Isso não quer dizer que o projeto está pronto e acabado. Temos ainda o desafio fundamental de partir desse bom roteiro para ampliar e aprofundar o debate com a militância de esquerda e com o povo brasileiro sobre o projeto nacional e popular, assim como aperfeiçoar nossas formulações”, finaliza Teresa.

Serviço

Lançamento do livro A Crise Brasileira e o Projeto Popular para o Brasil

Data: 21/09 (quarta-feira)

Horário: 18h

Local: Livraria Tapera Taperá

Av. São Luís, 187 – 2º andar, loja 29 – República, São Paulo – SP

Para download gratuito acesse o link AQUI:

Informações sobre o livro:

A Crise Brasileira e o Projeto Popular para o Brasil

Editora Expressão Popular

Edição 1ª
Ano 2022
Páginas 104
Para conhecer o Projeto Brasil Popular acesse o site: www.projetobrasilpopular.org
E acompanhe no Facebook/Instagram: @ProjetoBrasilPopular

*Editado por Solange Engelmann