Eleições no Ceará

Nota do MST no Ceará sobre campanhas de Roberto Cláudio e Capitão Wagner

Propaganda eleitoral de elegíveis ao estado do Ceará associam maior produtor de arroz orgânico da América Latina ao crime e à violência
Sem Terra denunciam reintegração de posse em Acampamento no Ceará
Foto: Arquivo do MST no CE

Da Página do MST

Duas peças das campanhas dos candidatos ao governo do Ceará, Roberto Cláudio (PDT) e Capitão Wagner (União Brasil), veiculadas durante a propaganda eleitoral atacam de forma ofensiva as iniciativas do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) ao crime e à violência.

A propaganda visa atacar o candidato Elmano Freitas (PT), por ter advogado para o Movimento quando no início da sua carreira. As peças veiculadas tentam promover fake news apresentando o MST como uma organização criminosa e violenta que invade terras.

Confira abaixo a nota oficial do Movimento sobre o caso:

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no estado do Ceará, repudia a propaganda político-partidária veiculada em horário eleitoral das campanhas de Roberto Cláudio – PDT e do Capitão Wagner – UB. 

A propaganda faz diversos ataques ao MST e à candidatura de Elmano de Freitas – PT, se não bastassem os ataques do senhor Roberto Cláudio à Governadora Izolda, o que caracteriza uma clara violência de gênero na política, soma-se a ingratidão por quem ainda ontem era aliado. No desespero e na tentativa de criminalizar a luta pela terra, pela reforma agrária e pelo direito de viver no campo com dignidade, direito garantido na Constituição Federal.

Um dos candidatos já é conhecido por insuflador de motins, colocou em risco a segurança da população cearense e é apoiador do Presidente Jair Bolsonaro, negacionista que não respeita a democracia. O outro está desesperado por despencar nas últimas pesquisas. Ambos parecem desconhecer a Constituição Federal e desconhecer a necessidade dos camponeses e camponesas do nosso estado.

É típico de quem não tem projeto societário nem conseguem dialogar para construí-lo coletivamente. Deveriam usar o horário eleitoral para apresentar propostas ao povo cearense, e não para atacar um movimento social que luta para melhorar a vida das pessoas e que muito tem feito pelos camponeses e camponesas em nosso Estado.

Após 34 anos de lutas, conquistas e resistência, o MST no Ceará tem muito a apresentar à sociedade. Ao longo dos anos de luta e de muito trabalho no campo, conseguiu se expandir em mais de 60 municípios em todas as regiões do estado, com mais de 200 assentamentos federais e estaduais. 21 mil famílias conquistaram a tão sonhada terra para trabalhar e viver com dignidade.

Conquistamos escolas de ensino médio no e do campo, cooperativas, agroindústrias, rádios comunitárias, e a formação acadêmica dos filhos e filhas de assentados e assentadas, por meio do Programa de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), dentre muitas outras conquistas.

Na pandemia. o MST distribuiu mais de 20 mil quentinhas para famílias necessitadas do Ceará, construímos cozinhas solidárias em Fortaleza e, no interior, além de 50 toneladas de alimentos que foram doados em todo Estado, a solidariedade é uma marca em nosso Movimento, porque nós não dividimos o que nos sobra, nós repartimos com os outros o que nós temos.

E o que fizeram os que nos acusam de terroristas e tentam criminalizar nossa luta? Terrorismo e crime é deixar milhões de famílias sem terra, vagando pelos interiores e periferias, sem terra para se fixar, nem condições de produzir dignamente a sua existência e sobrevivência e contribuir para um país equânime.

Existem dois projetos em jogo, um projeto de fortalecer as conquistas que tivemos nos últimos anos, o de um Ceará três vezes mais forte, com Lula, Camilo e Elmano, da defesa da democracia, da melhoria na qualidade de vida do povo cearense, das escolas técnicas e de tempo integral, da segurança, da saúde, da cultura, da segurança hídrica, da soberania alimentar, e de oportunidade para mulheres e a juventude com emprego e renda.

O outro projeto, que rechaçamos veementemente, é do retorno dos coronéis ao poder, da negação da ciência, dos motins, da perseguição e do poder pelo poder que destrói e aniquila a dignidade do ser. O MST repudia esses ataques e convoca toda sociedade cearense a ir às urnas dia 02 de outubro eleger Lula, Camilo e Elmano, e uma bancada de deputados federais e estaduais que estejam ao lado do povo, por isso temos também o desafio de eleger o primeiro Sem Terra deputado estadual no Ceará, companheiro Missias do MST.

Fortaleza – CE, 21 de setembro de 2022

Direção Estadual do MST no CE

LUTAR NÃO É CRIME!

LUTAR POR VIDA DIGNA É EXERCITAR A DEMOCRACIA EM SUA PLENITUDE!

*Editado por Fernanda Alcântara