Agroecologia é o Caminho

Em MG, cursos abordam agroecologia como construção da Reforma Agrária Popular

Curso Técnico com ênfase em Agroecologia e Curso de Gestão em Empreendimentos Sociais, conquistas para região do Vale Rio Doce
Foto: Acervo MST em MG

Por Kenia Marcilia/ Comunicação popular Centro de Formação Francisca 
Da Página do MST

Acontece nesta segunda-feira, 26/09 no Centro de Formação Francisca Veras, situado no assentamento Oziel Alves Pereira (Governador Valadares-MG), a Aula Inaugural dos cursos de Técnico em Agropecuária com ênfase em Agroecologia, para educandos e educandas da Reforma Agrária em Minas Gerais, e o de Gestão em Empreendimentos Sociais, ambos contemplados no Vale do Rio Doce. 

Ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFMACHADO) e idealizado pelo Centro de Formação Francisca Veras em parceria com a Fundação Renova, o curso Técnico em Agropecuária com Ênfase em Agroecologia objetiva formar profissionais-cidadãos para enfrentar o desafio de manter a população no campo, melhorando a qualidade de vida das famílias rurais e garantir também a produção, industrialização e comercialização agrícola pensando a preservação e sustentabilidade, contribuindo assim com a revitalização das áreas onde estão inseridos na Bacia do Rio Doce. 

Certificado pelo Instituto de Pesquisa e Educação do Campo (IPECAMPO) e realizado em parceria entre a Cooperativa Camponesa Central de Minas Gerais (CONCENTRA) – Fundação Renova com o apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora (Campus- GV), o curso de Gestão em Empreendimentos Sociais visa contribuir para o desenvolvimento sustentável nos assentamentos, por meio da formação em gestão de empreendimentos sociais, com foco na produção agroindustrial de frutas. 

A conquista de dois cursos, certificados por Institutos reconhecidos em domínio científico e na aplicação prática do conhecimento, fortalece a trajetória da Educação do Campo e da Reforma Agrária Popular. É importante ressaltar a consolidação de uma grade curricular que propõe discutir e pensar soluções a fim de contribuir para a restauração ambiental e difundir práticas agroecológicas e sustentabilidade, potencializando a geração de renda dos assentados da região do Vale do Rio Doce. 

Ao todo serão contemplados nos dois cursos 85 educandos, 60 matriculados no curso técnico de Agroecologia com Ênfase em Agropecuária e 25 matriculados no curso de Gestão em Empreendimentos Sociais. 

A Aula Inaugural, para além de um evento em comemoração à conquista de dois cursos com excelência de ensino, é um marco inicial de quase 18 meses de estudo e prática intensos no âmbito da Educação do Campo e será ministrada pela professora do IFSULDEMINAS, Leda Gonçalves, e pelo engenheiro e agrônomo Bruno Diogo. 

São esperados para a ação cerca de 150 pessoas, entre educandos, professores dos Instituto Federal de Machado e Instituto de Pesquisa e Campo, representantes da Fundação Renova, autoridades locais, amigos e parceiros. 

A programação se encerra com a “Noite Cultural”: apresentações artísticas seguidas de um jantar, uma prática já conhecida do Movimento Sem Terra, de unir arte, educação e luta. 

*Editado por Fernanda Alcântara