Nota de Repúdio

MST repudia tentativa de censura por parte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná

A decisão nada mais é do que uma tentativa de censura ao MST, e reflete esse grave contexto de ações institucionais antidemocráticas
Foto: Wellington Lenon/MST-PR

Da Página do MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Paraná recebeu com muita indignação a decisão da juíza auxiliar Melissa de Azevedo Olivas, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que determinou a exclusão de postagens em apoio a Lula, candidato à presidência da República, e a Roberto Requião, candidato ao governo do estado. A decisão foi publicada no final desta sexta-feira, dia 23 de setembro, e se refere a seis publicações feitas na página do Instagram estadual do Movimento (@mst_parana).

O MST é um movimento social formado por milhares de brasileiras e brasileiros, há 38 anos, na década marcada pela ampla mobilização social pelo fim da ditadura civil-militar e pela retomada da democracia. Nossa origem é a luta pela democratização do acesso à terra e pela reforma agrária, que desde sempre caminharam lado a lado com a luta por democracia e pela efetiva participação popular nos rumos do país. As eleições são o principal momento para o exercício dessa participação direta do povo na política, para o debate sobre o país que queremos e a escolha de candidatos que, de fato, trabalhem pelos interesses da maioria.

A decisão do TRE-PR nada mais é do que uma tentativa de censura ao MST, e reflete esse grave contexto de ações institucionais antidemocráticas, repetidas em diferentes instâncias e respaldadas pela referência maior do poder executivo. Trata-se de uma interpretação jurídica equivocada que poderá abrir caminho para a censura a inúmeros outros movimentos sociais brasileiros, o que significa mais um retrocesso sem precedentes para a nossa frágil democracia.

Seguimos ainda mais convictos e aguerridos nestes últimos dias de campanha, nas ruas e também nas redes sociais, seguros de que a derrota do projeto autoritário do bolsonarismo, com a eleição de Lula presidente, abrirá um novo período de reconstrução da democracia brasileira.  

25 de setembro de 2022

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Paraná